Nesta segunda-feira, 17 de junho, foi um dia histórico para o município de Águas Lindas de Goiás. Após quase 20 anos de espera, a população viu o Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho abrir suas portas e receber pacientes para tratamento.

A inauguração contou com a participação do governador Ronaldo Caiado, do prefeito municipal Lucas Antonietti, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, deputados federais e estaduais, vereadores e outras entidades governamentais.

O prefeito Dr. Lucas Antonietti compareceu devidamente trajado com seu uniforme médico, além de fazer questão da presença de sua família na cerimônia. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida (…) Quis trazer meus filhos para que eles aprendam que as políticas públicas colocadas em prática são capazes de transformar a vida das pessoas”, declarou.

O prefeito ainda citou a espera da população local. “Sei que esse hospital é do estado, mas ele está grampeado no coração dos águaslindenses que, há 19 anos, aguardavam por esse momento”, relatou.

O vice-governador Daniel Vilela classificou a obra como “a mais emblemática” desta gestão. “Foram muitos desafios enfrentados para entregar esse hospital”, lembrou. “E está com os profissionais já atuando, as pessoas sendo atendidas”.

O deputado estadual Anderson Teodoro que também esteve presente destacou o empenho do Governo Estadual para que a obra fosse concluída. “Faço questão de agradecer ao nosso governador, que não mediu esforços para que essa obra finalmente saísse do papel e que inaugurou o hospital somente depois que ele já estava em pleno funcionamento, com médicos trabalhando e pacientes sendo atendidos”, destaca.

Em discurso, o governador Ronaldo Caiado mencionou o empenho da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) em garantir a finalização do prédio, que ficou a cargo da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O empreendimento foi finalizado com 16 mil metros quadrados de área construída, quase o dobro do projeto original.

“Há aproximadamente pouco mais de três anos, eu, na condição de presidente da Goinfra, puxava para a carteira da Agência esta obra”, contou o secretário Pedro Sales. “Graças a Deus, conduzimos tudo dentro da regularidade e da legalidade. Hoje realizo o maior orgulho profissional que tenho em minha vida”.

A obra custou R$ 157 milhões do Tesouro Estadual. A unidade dispõe de 22 consultórios, 164 leitos, sendo 40 de UTI’s, entre estes, 20 com suporte para atender bebês e crianças. O custeio da unidade vai girar em torno de R$ 25 milhões mensais.

“Só a região do Entorno do Distrito Federal que não tinha nenhum [hospital estadual]. Hoje é um momento muito especial para mim. Agradeço a Deus em poder ter um hospital como esse, que tem médicos, enfermeiros, servidores atendendo e examinando pacientes […] com carinho e com gestos humanitários”, comemorou o governador.

O Hospital, que leva o nome do filho do governador, Ronaldo Ramos Caiado Filho, falecido em 2022, terá urgência e emergência e conta com maternidade, bancos de sangue e de leite; e equipamentos para exames como tomografia, ressonância magnética e raio-x. A abertura dos leitos será gradual, com previsão de entrar em atividade plena até agosto.

Ronaldo Caiado se emocionou ao lembrar do filho, que foi homenageado,.“A população achou que o hospital não sairia do papel, que esse sonho não iria se realizar. Essa é uma das obras mais importantes do nosso governo”, ressaltou.

“Isso é SUS, isso é o compromisso de uma gestão com a qualidade da atenção à sua população”, classificou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao parabenizar a gestão Caiado pela entrega da unidade.

Homenagem

Filha do governador, a advogada Anna Vitória Caiado falou em nome da família de Ronaldo Ramos Caiado Filho, que faleceu em 2022 e dá nome ao hospital. “Aqui tem um pedaço do coração do meu irmão, que era preocupado com meu pai e com o que ele se propôs a fazer: cuidar das pessoas”, disse, emocionada.

Com licitação lançada em 2005 e obras iniciadas em 2007, o Hospital Estadual de Águas Lindas demorou quase 20 anos para ficar pronto. Entraves paralisaram a obra por anos, até que o projeto foi retomado pelo governador Ronaldo Caiado em 2021 juntamente com o prefeito municipal Lucas Antonietti. A estrutura, ampliada e modernizada, foi inaugurada já com cinco pacientes internados e 160 pessoas agendadas para consultas e exames.

Veja as fotos:

É o Governo Municipal trabalhando para você!

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!

Um novo tempo.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Fotos: Beto Castanheiro