Nesta segunda-feira, 17 de junho, foi um dia histórico para o município de Águas Lindas de Goiás. Após quase 20 anos de espera, a população viu o Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho abrir suas portas e receber pacientes para tratamento.

A inauguração contou com a participação do governador Ronaldo Caiado, do prefeito municipal Lucas Antonietti, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, deputados federais e estaduais, vereadores e outras entidades governamentais.

O prefeito Dr. Lucas Antonietti compareceu devidamente trajado com seu uniforme médico, além de fazer questão da presença de sua família na cerimônia. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida (…) Quis trazer meus filhos para que eles aprendam que as políticas públicas colocadas em prática são capazes de transformar a vida das pessoas”, declarou.

O prefeito ainda citou a espera da população local. “Sei que esse hospital é do estado, mas ele está grampeado no coração dos águaslindenses que, há 19 anos, aguardavam por esse momento”, relatou.

O vice-governador Daniel Vilela classificou a obra como “a mais emblemática” desta gestão. “Foram muitos desafios enfrentados para entregar esse hospital”, lembrou. “E está com os profissionais já atuando, as pessoas sendo atendidas”.

O deputado estadual Anderson Teodoro que também esteve presente destacou o empenho do Governo Estadual para que a obra fosse concluída. “Faço questão de agradecer ao nosso governador, que não mediu esforços para que essa obra finalmente saísse do papel e que inaugurou o hospital somente depois que ele já estava em pleno funcionamento, com médicos trabalhando e pacientes sendo atendidos”, destaca.

Em discurso, o governador Ronaldo Caiado mencionou o empenho da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) em garantir a finalização do prédio, que ficou a cargo da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O empreendimento foi finalizado com 16 mil metros quadrados de área construída, quase o dobro do projeto original.

“Há aproximadamente pouco mais de três anos, eu, na condição de presidente da Goinfra, puxava para a carteira da Agência esta obra”, contou o secretário Pedro Sales. “Graças a Deus, conduzimos tudo dentro da regularidade e da legalidade. Hoje realizo o maior orgulho profissional que tenho em minha vida”.

A obra custou R$ 157 milhões do Tesouro Estadual. A unidade dispõe de 22 consultórios, 164 leitos, sendo 40 de UTI’s, entre estes, 20 com suporte para atender bebês e crianças. O custeio da unidade vai girar em torno de R$ 25 milhões mensais.

“Só a região do Entorno do Distrito Federal que não tinha nenhum [hospital estadual]. Hoje é um momento muito especial para mim. Agradeço a Deus em poder ter um hospital como esse, que tem médicos, enfermeiros, servidores atendendo e examinando pacientes […] com carinho e com gestos humanitários”, comemorou o governador.

O Hospital, que leva o nome do filho do governador, Ronaldo Ramos Caiado Filho, falecido em 2022, terá urgência e emergência e conta com maternidade, bancos de sangue e de leite; e equipamentos para exames como tomografia, ressonância magnética e raio-x. A abertura dos leitos será gradual, com previsão de entrar em atividade plena até agosto.

Ronaldo Caiado se emocionou ao lembrar do filho, que foi homenageado,.“A população achou que o hospital não sairia do papel, que esse sonho não iria se realizar. Essa é uma das obras mais importantes do nosso governo”, ressaltou.

“Isso é SUS, isso é o compromisso de uma gestão com a qualidade da atenção à sua população”, classificou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao parabenizar a gestão Caiado pela entrega da unidade.

O vice-governador Daniel Vilela classificou a obra como “a mais emblemática” desta gestão. “Foram muitos desafios enfrentados para entregar esse hospital”, lembrou. “E está com os profissionais já atuando, as pessoas sendo atendidas”.

Homenagem


Filha do governador, a advogada Anna Vitória Caiado falou em nome da família de Ronaldo Ramos Caiado Filho, que faleceu em 2022 e dá nome ao hospital. “Aqui tem um pedaço do coração do meu irmão, que era preocupado com meu pai e com o que ele se propôs a fazer: cuidar das pessoas”, disse, emocionada.

Com licitação lançada em 2005 e obras iniciadas em 2007, o Hospital Estadual de Águas Lindas demorou quase 20 anos para ficar pronto. Entraves paralisaram a obra por anos, até que o projeto foi retomado pelo governador Ronaldo Caiado em 2021 juntamente com o prefeito municipal Lucas Antonietti. A estrutura, ampliada e modernizada, foi inaugurada já com cinco pacientes internados e 160 pessoas agendadas para consultas e exames.

Veja as fotos:

IMG_3289

É o Governo Municipal trabalhando para você!

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!

Um novo tempo.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Fotos: Beto Castanheiro