A prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Merenda Escolar tem realizado um trabalho sistemático na distribuição da Merenda nas Escolas. O Departamento é responsável pela elaboração do cardápio servido nas escolas, distribuição dos itens estocáveis realizada por sua equipe operacional, fiscalização da entrega de carnes e hortifruti e visitas técnicas realizadas nas escolas. No Total, cerca de 36.510 refeições são servidas por dia na rede municipal de Ensino.

O município possui um total de 22.000 alunos agrupados por projetos, sendo eles o Pré-escolar com 4.680 alunos e realizando 1 refeição por dia, Fundamental com 16.400 alunos que realizam 1 refeição por dia,dentre os alunos de ensino fundamental 6.610 fazem parte do programa Mais Educação (Educação Integral) que realizam 3 refeições por dia, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 450 alunos que realizam 1 refeição por dia, e a Creche com 400 alunos que realizam 4 refeições por dia.

As Nutricionistas da SME elaboram cardápios de acordo com a necessidade nutricional de cada criança seguindo as normas da resolução Nº 26 de 17 junho de 2013 que determina que por semana sejam servidos 3 refeições salgadas e 2 refeições doces no caso de crianças que realizam apenas 1 refeição por dia na escola. Para atingir a quantidade de frutas necessárias para as crianças 1 vez por semana é servido salada de frutas composta por Banana, Laranja, Mamão e Maça.

“A entrega de alimentos estocáveis é realizada a cada 15 dias pela equipe operacional do departamento, a entrega de carnes e hortifrutis é feita 1 vez por semana pelos fornecedores contratados e é fiscalizada por um funcionário do departamento que vistoria a qualidade dos alimentos que estão sendo entregues em cada escola”, garante o prefeito Hildo do Candango.