O último sábado (28) foi o dia escolhido para a realização do mutirão contra a dengue no Setor Águas Bonitas 01. A ação foi organizada pela Prefeitura de Águas Lindas, em parceria com a Secretaria de Saúde, de Meio Ambiente e de Educação, com o objetivo de combater o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e febre Chikungunya.

O prefeito Hildo do Candango fez questão de participar do evento e destacou a importância de ações preventivas no combate ao avanço nos índices de infestação no município. “Conter o avanço do mosquito é responsabilidade de todos nós, e prevenir é sempre a melhor opção”, pontuou.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel informou que as equipes de agentes de endemias estão trabalhando continuamente, e sempre que um caso suspeito é notificado à equipe trabalha rapidamente para a realização bloqueio, caso o morador saiba de algum caso perto de sua residência notifique rapidamente a prefeitura para que as providências sejam imediatamente tomadas.

O diretor da Vigilância em Saúde do município, Euder Vieira alerta os moradores para possíveis focos de infestação e proliferação em seus quintais e tomem todas as medidas necessárias para eliminar os possíveis criadouros, “Os moradores também devem ter atenção espacial com bananeiras e plantas que possam vir a acumular água”, disse o diretor.

A participação da comunidade foi muito positiva. Cerca de 400 pessoas estavam envolvidas na operação que contou com a escola municipal Edinalda Guedes como base de apoio.

Também participaram da ação, o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita, os secretários municipais de Saúde Eduardo Rangel, de Meio Ambiente Lúcio Mauro, de Educação Silvério Correa e de Agricultura Natália. Além disso, agentes de endemias e de saúde, equipes das Unidades Estratégia Saúde da Família e voluntários dos Catadores da Brasil Ambiental percorreram as ruas do bairro recolhendo materiais e distribuindo panfletos.