Com intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência física e mental no meio escolar, a Escola Municipal Emília Ferreira localizada no Jardim Brasília II, realizou na última sexta-feira (20) uma série de atividades com seus alunos e professores como parte do processo de integração dos 40 alunos com deficiência física e motora da unidade.

O secretário de Educação, Deusimar Macedo, explica que a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia têm incentivado todas as unidades escolares a realizar ações que visem à integração deste público alvo no ambiente escolar.

“Uma escola inclusiva é uma escola que inclui a todos, sem discriminação, e a cada um, com suas diferenças. Perseguindo a aprendizagem de forma ampla e colaborativa, oferecendo oportunidades iguais para todos e estratégias diferenciadas para cada um, de modo que todos possam desenvolver seu potencial, é esta a principal diretriz repassada aos nossos servidores, e todas as nossas unidades escolares tem realizado um grande esforço no sentido de realizar esta inclusão de forma que respeite cada diferença”, disse o secretário.

A diretora da unidade escolar tem buscado em conjunto com o corpo docente métodos que possibilitem a integração destes alunos, as mudanças de comportamento principalmente de todos os alunos e servidores no sentido de respeitar as diferenças é uma delas. “As mudanças no sentido de respeitar a individualidade de cada aluno passam pela estruturação do ambiente físico proporcionando um acesso fácil aos alunos e servidores, como também na lida diária com eles. Este evento tem como principal meta conscientizar pais e responsáveis que este processo deve vir de todos, assim construiremos um ambiente escolar saudável e com resultados surpreendentes”, disse a professora.

A educação inclusiva é um processo contínuo e dinâmico, que implica a participação de todos os envolvidos, inclusive do próprio educando. Por isso, é importante, antes de qualquer coisa, garantir sua presença na escola. Para que a equipe pedagógica possa conhecê-lo bem e assim buscar identificar meios de garantir sua inclusão efetiva.

Participaram do evento pais e responsáveis de alunos, o vereador Aluísio da Artec, e a equipe pedagógica da SMECT, que pôde assistir a belas apresentações de canto e teatro executadas pelos alunos da unidade.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM