Aconteceu na última semana, no Auditório do Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU), localizado no setor 11, o treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que participarão da 2ª edição da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD).

Fruto da parceria entre a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN) e Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), a PMAD tem por objetivo traçar o perfil da população dos 12 municípios que compõem a periferia da capital federal.

No âmbito de Águas Lindas de Goiás, a pesquisa será realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Planejamento. Tal parceria foi formalizada por Termo de Cooperação Técnica firmado entre as secretarias e assinado no primeiro dia do evento pelos secretários das pastas.

Representando o prefeito Hildo do Candango, o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Rangel, enalteceu a parceria estabelecida entre as pastas, ressaltando a importância da pesquisa para o diagnóstico e acompanhamento da situação da saúde no município, servindo de base para a realização de ações específicas.

Para Francisco Nilson, Secretário Municipal de Planejamento, os dados obtidos por meio da PMAD permitem visualizar a situação socioeconômica da população, subsidiando a tomada de decisão e a execução das políticas públicas municipais. O secretário agradeceu e parabenizou os Agentes e a equipe da Secretaria de Planejamento, ressaltando a importância da contribuição de todos para a realização da PMAD.

Ao final do treinamento os agentes receberam uniformes e os materiais que serão utilizados na aplicação dos questionários.