A prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde faz os últimos ajustes para os procedimentos de vacinação contra a Gripe Influenza, que acontecerá a partir do dia 30 de abril. As vacinas contra a influenza terão nova composição.

Em acordo com a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à situação das cepas da gripe em circulação no mundo, a Anvisa publicou orientação para composição do produto neste ano.

As vacinas influenza chamadas quadrivalentes, contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B, deverão apresentar um vírus similar ao influenza, adicionalmente aos três tipos especificadas pela resolução RDC. As vacinas utilizadas no país são atualizadas anualmente para garantir a proteção contra os tipos de cepas da gripe que estão em circulação no mundo.

Vale ressaltar que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com condições clínicas especiais, as quais têm mais risco de adoecer.

A recomendação é de que a população alvo vacinada contra influenza com vacinas de 2015 deverão ser orientadas a vacinarem-se novamente na campanha nacional de influenza temporada de 2016, considerando duas mudanças ocorridas na composição da vacina para este ano.

A advertência ainda é que, além da vacinação, pode-se evitar a infecção por influenza com medidas de higiene como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias.

Saiba mais

O público-alvo da campanha nacional é formado por idosos com 60 anos ou mais, crianças a partir dos seis meses até os cinco anos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde e mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias.