Combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, é um dever de todos, dos órgãos públicos e também de toda comunidade.

Uma das formas de combate é a conscientização da comunidade, para que tomem medidas de suma importância para combater essas doenças na cidade, cuidando de seus quintais, evitando assim a proliferação do mosquito.

Neste sábado (09), aproximadamente 500 profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias, Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros participam de uma ação de conscientização dos moradores e limpeza de locais com foco do mosquito. Estão previstas a visita em mais de 10 mil casas até o final da ação.

Os setores atendidos são: Recanto da Barragem, Mansões de Chácara Santa Lúcia, Condomínio Residencial Santa Lúcia, Mansões Éder, Royal Park, Mansões Odisséia, Setor 06, Águas Lindas 2 e 3, Jardim Pepita e Parque Águas Bonitas 2.

Representando o prefeito Hildo do Candango, o secretário de saúde Eduardo Rangel deu início aos trabalhos e após a divisão das equipes todos foram as ruas para realizar o mutirão.

Também estiveram presentes o Tenente Voltera do Corpo de Bombeiros, secretário de obras Vicente Manoel, secretário de educação Professor Silvério,  os vereadores Zezito Moura, Carlinhos do Super Mais e Giovanne Machado,  e o diretor de vigilância em saúde Euder Vieira.

Saiba mais

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.

Por isso a importância de evitar que os mosquitos se reproduzam, e a melhor forma de fazer isso é acabar com os focos onde estão as larvas evitando que haja o mosquito.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM