A amamentação é a principal fonte de nutrientes para a criança, como também é ideal para a manutenção da saúde da mulher e da criança nas primeiras fases após a gestação.

Posteriormente ao parto a mulher já pode começar a amamentar o seu filho. Nos primeiros dias após o parto a mulher produz o leite com tom mais amarelado e mais grosso, este é chamado colostro.

No colostro há maior índice de anticorpos e células maduras do que no leite maduro (que é produzido após o período do colostro). O colostro gera mais imunização para a criança contra diversos tipos de vírus e bactérias que esta é exposta nos seus primeiros contatos com o ambiente em que está inserida.

Neste tipo de leite também há substâncias que auxiliam no estímulo do desenvolvimento do intestino da criança, como também tem efeito laxativo que auxilia na eliminação do mecônio (primeiras fezes da criança). Ajuda a evitar a icterícia (pigmentação amarelada ou verdeada da pele e da parte branca dos olhos).

Em casos da criança chegar a ingerir leite de vaca ou de outros animais pode passar a sofrer com alergias e com problemas intestinais. Terminada as primeiras fases após a gestação, a mulher passa a produzir leite maduro, cujo o aspecto é diferente do colostro, porém também contém grande quantidade de nutrientes, tais como: proteína, lactose, vitaminas, minerais, gordura, água, entre outros.

Os principais nutrientes que o corpo da criança necessita para o seu desenvolvimento nos seis primeiros seis meses encontrasse também no leite materno, há também no mesmo componentes imunológicos que auxiliam na proteção contra doenças.

Cada mulher produz o “leite ideal” para o seu filho, não havendo assim “leite fraco” e este é o tipo essencial de alimento que a criança precisa, pois este é bem absorvido e também é tolerado pela criança, assim esta obtém uma digestão mais fácil e a diminuição das cólicas.

A amamentação beneficia também a mulher, pois por meio deste ato, além de criar vínculo afetivo com a criança, o útero desta passa a voltar para o tamanho normal mais rapidamente, como também apresenta menos chances de desenvolver anemia, hemorragias, câncer de mama e de ovários posteriormente ao parto. A mulher também corre menos riscos de sofrer osteoporose e voltará ao peso normal mais rapidamente.

 

Também é importante no processo da amamentação que a mulher e a criança fiquem em posição confortável e que seja observada a pega do bebê no seio da mãe, para que consiga sugar a quantidade correta de leite.

Os médicos e especialistas recomendam que nos primeiros meses de vida a criança receba somente o leite materno e que após os seis primeiros meses sejam oferecidos à criança outros alimentos, porém a mulher pode optar por amamentar o seu filho até 02 anos de idade ou mais.

 

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

 

Site da Prefeitura de Águas Lindas:

http://aguaslindasdegoias.go.gov.br/

 

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: Divulgação