Fundada em 2011, como forma de incentivar o comércio dos produtores rurais e urbanos de Águas Lindas, a feira do Jardim Paraiso encerrou suas atividades no ano de 2016. As bancas que estavam fechadas estavam sofrendo com ataques de vândalos, ocasionando prejuízos aos proprietários e causando na comunidade grande desconforto e sentimento de insegurança, devido à frequência de pessoas usando drogas e praticando assaltos no local.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais e Urbanos do Município de Águas Lindas (ASPRUAL), Jorge Montanha, informou que no total eram 324 bancas, todas doadas sem nenhum custo para o produtor que partir da cessão do uso, o feirante edificava a própria banca seguindo um modelo preestabelecido e aprovado em assembleia, a área teve uma autorização do então prefeito Geraldo Messias, mas não passou pela Câmara Municipal para sua formalização.

“Era uma reinvindicação dos produtores locais, de terem um espaço para comercialização de seus produtos, este projeto foi idealizado por mim quando ainda era secretário de agricultura do município, na minha saída do cargo fui convidado a presidir a associação. Mas infelizmente por falta de interesse dos próprios produtores e incentivo por parte do município o projeto não vingou”, disse Jorge Montanha.

Somente 60% das bancas funcionavam, e durante o período do seu funcionamento contava com vigilância dia e noite, mas com o decorrer do tempo a falta de público, os proprietários foram fechando as portas ocasionando a paralisação total da feira. “As bancas fechadas começaram a ser alvo de vandalismo e de roubos. Quando a minha banca sofreu o arrombamento eu decidi desmontar ela, e comuniquei a todos o porquê desta medida, onde surgiu à decisão de todos retirarem suas bancas, muitos nem tiveram o que retirar porque já tinham sidos roubados, até estruturas metálicas foram furtadas durante a noite. Agora como a área é pública, e estava sendo subutilizada, ou seja, não estava cumprindo seu papel social vamos devolvê-la ao município, aliás, ela nunca deixou de ser do município”, disse.

A feira do Jardim Paraiso foi alvo de matéria pela TV Record e exibida no dia 03/03 no programa conduzido pelo ancora Henrique Chaves, onde vários moradores solicitavam providências por parte do Poder Público Municipal para equacionar o problema que estava gerando muitos problemas como assaltos e outros atos ilícitos.

Assim que a área for devolvida ao município, a Prefeitura de Águas Lindas realizará uma limpeza no local, retirando o material que por ventura possa oferecer risco a comunidade.