O Abono Natalino

No início de 2019 o Abono Natalino foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de oferecer um pagamento adicional para as famílias que possuem inscrição no Cadastro Único e são beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).

E no último mês, o Governo Federal assinou a Medida Provisória que criou o Abono Natalino do Programa Bolsa Família. E em dezembro de 2019 os beneficiários do programa poderão receber este benefício.

Quem pode receber

Receberá Abono Natalino somente os beneficiários que estiverem com o cadastramento do Cadastro Único atualizado e que não estejam com o benefício Bolsa Família bloqueado, suspenso ou cancelado. Caso contrário não poderão sacar o Abono.

Como atualizar o Cadastro Único e cumprir com as condicionalidades para receber o Abono Natalino

Para receber o Abono Natalino basta estar com o cadastro atualizado e não estar com o benefício PBF bloqueado, suspenso ou cancelado, e estar com as condicionalidades em dias, ou seja, ter realizado a pesagem e vacinação das crianças e estar com a situação da frequência escolar normalizada. E as gestantes devem estar realizando o pré-natal.

Para realizar qualquer uma destes procedimentos, as famílias beneficiárias devem procuras qualquer unidade de saúde, tais como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), mais próxima a sua residência até o dia 15 de dezembro de 2019.

E para atualizar o Cadastro Único os beneficiários deverão procurar os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a unidade física do Cadastramento Único – Bolsa Família o mais breve possível, de segunda a quinta-feira, das 08h às 17h, nos seguintes endereços:

– CRAS Barragem 2: Quadra 50, lote 02, Jardim Barragem 2. Telefone: (61) 3613-0692.

– CRAS CEU: Avenida 05, lote 01, Setor 11. Telefone: (61) 3618-1161.

– CRAS Santa Lúcia: Quadra 54, lote 00, Jardim Santa Lúcia. Telefone: (61) 3618-1270.

– Cadastramento Único – Bolsa Família: Quadra 113, lote 09, Cidade Jardim. Telefone: (61) 3613-7229.

Valor e data do pagamento do Abono Natalino

O Abono Natalino será pago em dezembro de 2019, entre os dias 10 e 23. E seguirá a mesma ordem de pagamento do Calendário de Pagamentos do PBF, de acordo com o final do NIS do responsável familiar (pessoa que fez a inscrição da família no Cadastro Único).

O valor do Abono Natalino será pago juntamente com a parcela do PBF referente ao mês de dezembro, ou seja, no total, neste mês as famílias beneficiárias receberão o valor do pagamento em dobro.

O pagamento poderá ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família não possua cartão. O saque poderá ser realizado em lotéricas, CAIXA AQUI, em caixas eletrônicos ou agências da Caixa Econômica Federal.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Site da Prefeitura de Águas Lindas:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás