A equipe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação realizou mais uma capacitação de professores no Bloco Inicial Alfabetização nas Escolas (BIAE), na Escola Municipal Luíza Tereza, na tarde desta segunda-feira (18). O programa foi desenvolvido dentro dos eixos norteadores Alinhamento, Evasão Escolar e Goiás mais Competitivo e Inovador.

O secretário de Educação, Deusimar Macedo, explicou que o público alvo desta capacitação são os professores de séries iniciais do aprendizado (1ª, 2ª e 3ª) e visa à uniformização dos saberes por meio de técnicas pré-estabelecidas pela coordenação pedagógica. “Estamos empenhados em aperfeiçoar nossas praticas educacionais, adiantando a aplicação das novas diretrizes educacionais propostas pelo Ministério da Educação. O objetivo é diminuir a evasão escolar, trazendo satisfação aos nossos profissionais de ensino por conseguirem alcançar a alfabetização na idade certa”, disse o secretário.

A coordenadora do programa, a professora Edilene Barbosa, enfatiza que a proposta do BIAE é a sistematização do ciclo de alfabetização por meio do trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino. “O curso do BIAE procura trabalhar a alfabetização tônica com a articulação da fala, psicogênese, consciência fonológica, alfabetização matemática, com a utilização de jogos e brincadeiras que, a nosso entender, é a linguagem com a qual chegamos ao aluno. Nosso plano de aula está dividido em etapas: acolhida no pátio com brincadeiras, estudo de letras, momento de estudo em sala e oficina”, disse a coordenadora.

Compõem a equipe do BIAE, as educadoras Fátima Alves, Rudimila Borges, Edilene Ama Deus, Sidnei Carneiro, Silvia Salim e o educador Robson Alberto. A equipe coordenada pela professora Edilene Barbosa realiza a capacitação de 300 professores de toda a rede municipal de ensino.