Devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), por meio do Decreto Municipal nº 1.252/2020, visando resguardar a segurança da saúde coletiva e evitar a disseminação do vírus, ficaram suspensas as atividades que ocasionassem aglomerações, e uma destas foram as aulas nas unidades escolares da cidade.

E ainda hoje a maioria dos alunos da rede municipal de ensino no país tem acesso a uma refeição adequada somente nas escolas, durante a merenda escolar, como é o caso de Águas Lindas.

Como medida de enfrentamento à crise ocasionada pela Covid-19, no que se refere ao bem-estar destes alunos e suas famílias, a Prefeitura Municipal de Águas Lindas, por meio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social, está distribuindo cestas básicas às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

As entregas das cestas básicas tiveram início nesta quarta-feira (15/04), nas unidades escolares. As famílias que recebem as cestas são acionadas previamente, para que compareçam na unidade em que os seus filhos estudam, em horário determinado, para que sejam evitadas aglomerações e riscos à saúde coletiva.

Estas famílias em situação e vulnerabilidade social foram identificadas pelos sistemas de informações das secretarias municipais de Educação e Assistência Social.

E estas entregas estão sendo realizas por meio de ação conjunta entre as duas secretarias, onde a de Educação efetuou os trâmites legais junto ao Conselho Municipal de Educação e ao da Merenda Escolar, para que as merendas já adquiridas e distribuídas nas escolas municipais, fossem entregues às famílias dos alunos em situação de vulnerabilidade.

E a Secretaria Municipal de Assistência Social, arrecadou alimentos e diversos mantimentos para serem distribuídos às famílias que não tem condições de  sustentarem-se, mediante o período de pandemia.

Assim as secretarias municipais de Educação e Assistência Social, realizaram a confecção das cestas básicas, conforme os critérios de higiene e conservação dos alimentos, assim como estão efetuando as entregas somente para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Para o secretário municipal de Educação, Deusimar Macedo, esta ação é necessária para que a maior parte dos alunos sejam alcançados. “Temos muitas famílias que não conseguem oferecer uma alimentação adequada às crianças.  E pensando no bem-estar dos alunos durante esse período, já que os mesmos não estão se alimentando nas escolas, devido a pandemia, estamos distribuindo as cestas básicas para as suas famílias. Estamos seguindo as normas e resoluções do FNDE, como padrão para esta ação”, comentou o secretário.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Aleandra Sousa, esta ação conjunta possibilita que as cestas básicas sejam distribuídas de forma rápida e acessível. “Em parceria, estamos realizando a distribuição das cestas para aquelas famílias de alunos que estão em situação de vulnerabilidade social. Independentemente se já estão inscritos no Cadastro Único ou não. A nossa prioridade no momento é que o alimento adequado não falte na casa destas crianças. Estamos fazendo as entregas o mais rápido que podemos, após termos confeccionado as cestas, nas unidades escolares aos pais destes alunos. Contatamos as famílias previamente e as aguardamos. Unidos faremos a diferença para todos”,descreveu  Aleandra Sousa.

Siga as redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas