Disque 100 é um serviço de denúncias gratuito que funciona em todo o território nacional diariamente, 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados. A ligação pode ser efetuada de qualquer aparelho telefônico, seja fixo ou móvel (celular).

Qualquer pessoa pode ligar no portal dos Direitos Humanos Dique 100 para registrar denúncia sobre violações de direito, como por exemplo: espancamento, violência sexual e/ou psicológica, exploração do trabalho infantil, entre outros.

Para efetuar a denúncia as violações de direitos podem já ter acontecido ou estarem ocorrendo. O denunciante não precisa ser parente, amigo ou ter intimidade com a vítima, basta realizar o registro.

A própria vítima pode denunciar os maus tratos ou violação de direitos que possa estar acometida, pois além de gratuita a ligação pode ser anônima.

Após cada denúncia realizada a mesma é analisada e encaminhada para os órgãos competentes do local em que a vítima reside.

Os moradores de Águas Lindas de Goiás também podem utilizar o portal Disque 100 para efetuar denúncias, assim quando estas forem devidamente analisadas serão encaminhadas aos órgãos de proteção do município e assim serão tomadas as devidas providências, geralmente as denúncias de violação de direitos são enviadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM