Conheça os serviços do CRAS e do CREAS e entenda como estes podem ajudar os cidadãos e as suas famílias, desde situações de desemprego, doença até a falta de acesso ao mercado de trabalho.

 

O CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social e o CREAS é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

No CRAS os principais serviços são os de inscrição e atualização no Cadastro Único, solicitação e entrega da Carteira do Idoso, solicitação do BPC e do Programa Bolsa Família, solicitação da Tarifa Social de Energia, atendimento psicológico, visitas domiciliares, entre outras atividades, tais como: rodas de conversa e até projetos com gestantes, como ocorre em Águas Lindas.

Os serviços do CRAS visam prevenir a ocorrência de situações de risco social para as famílias e prestar orientações para que estas adquiram autonomia, onde possa garantir a manutenção de cada indivíduo membro destas famílias.

No CREAS os principais serviços são os de proteção social para vítimas de alguma violência física, sexual ou psicológica, de abandono, negligência, descriminação social e maus tratos.

Também oferece orientação social para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Atende também pessoas em situação de rua.

Os serviços do CREAS atuam na orientação de indivíduos que sofreram ou estão passando por uma violação de seus direitos e que necessitam de proteção social, como por exemplo: serem abrigadas por motivos de risco à sua vida.

No CREAS também são realizadas visitas domiciliares e atendimento psicológico.

Essa é a diferença entre o CRAS e o CREAS. O CRAS atua na prevenção da ocorrência de risco sociais das famílias e indivíduos, já o CREAS atua na proteção social de indivíduos que tiveram os seus direitos violados e correm riscos contra a própria vida ou contra a comunidade.

Ambas as unidades possuem equipe especializada para os atendimentos. Estes ocorrem de forma individual e as informações são sigilosas, tendo acesso as mesmas somente as equipes que tratarão da resolução dos casos, podendo também enviarem encaminhamentos para outros órgãos que auxiliarão nestes casos.

Porém há também reuniões coletivas que abordam diferentes temáticas de interesse do público atendido, estas são: a de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e a de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI).

As unidades CRAS do município são: CRAS Barragem 2, no bairro Jardim da Barragem 2, no CRAS CEU, no bairro Setor 11 e no CRAS Santa Lúcia, no bairro Santa Lúcia. Já a unidade CREAS está localizada no setor 2.

Para solicitar qualquer um dos serviços o requerente deve ir até uma destas unidades, seja CRAS ou CREAS par receber informações sobre os serviços que se deseja adquirir ou conhecer.

 

Para saber mais sobre estes serviços continue lendo abaixo:

 

O CRAS e o CREAS ofertam serviços que atendem toda a população independente de gênero, sexo, religião, idade e condições financeiras. Os serviços são gratuitos. São destinados a quem deles necessitar.

Os principais serviços são: o acolhimento (saber a situação do indivíduo e de sua família, tanto financeira, profissional, de saúde e psicológica), o levantamento das principais informações pessoais da família e saber se alguém desta já recebe algum benefício da Assistência Social, por exemplo: o BPC ou o Bolsa Família.

Após este levantamento, caso a família não esteja inserida no Cadastro Único, ela é cadastrada, pois somente a partir deste cadastro que cada membro da família receberá o seu NIS, o Número de Inscrição Social, e assim ter acesso a diversos benefícios, como o próprio Programa Bolsa Família.

O Cadastro Único é um sistema nacional do governo federal de coleta de dados pessoais, cujo, o próprio sistema analisa as informações e caso sejam aprovadas, é gerado o NIS e assim os cidadãos podem usufruir de benefícios.

O cadastramento pode ser feito nas unidades CRAS ou em uma unidade própria para cadastramento. É feito com as documentações pessoais dos membros de cada família. Saiba mais sobre como solicitar a inscrição no Cadastro Único em Águas Lindas clicando aqui.

Os serviços ofertados no CRAS e no CREAS são integrantes da PNAS, a Política Nacional de Assistência Social.

Esta tem como objetivo o trabalho social com famílias e indivíduos, por meio de serviços socioassistenciais (que são oferecidos pela Assistência Social), como os do CRAS e do CREAS, que desenvolvam as relações familiares e comunitárias.

Assim emponderando (dando autonomia) para estes, evitando as situações de risco social (situações que afetam o indivíduo e sua família), cujo as principais são o desemprego, doenças e falta de acesso à educação e ao mercado de trabalho.

A política de Assistência Social faz parte da seguridade social. A seguridade social é um conjunto de políticas que amparam o cidadão em situações de risco social ou de velhice, doenças e desemprego.

No Brasil as políticas de seguridade social são ofertadas por meio da Assistência Social, da Saúde Pública e da Previdência Social.

A Assistência Social é uma política gratuita, assim como a de Saúde Pública, sendo somente a Previdência Social que requer contribuição prévia, que é a arrecadação de valores antes de usufruir dos serviços.

 

Acompanhe mais informações no Facebook : https://bit.ly/2HeLt1t

E no Instagram: https://bit.ly/2UyncGN

 

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM