Com o surgimento do novo Coronavírus (COVID-19), e os registros dos casos aumentando em esfera global, muitas especulações e até fake News foram propagadas, causando preocupação e ansiedade na população.

E para evitar a falta de informação ou dar chance para notícias falsas, preparamos algumas dicas para alertar sobre os riscos do Coronavírus e como se prevenir.

Prevenção contra o Coronavírus

Para evitar a transmissão do Coronavírus medidas simples de higiene pessoal devem ser tomadas, tais como:

– Lavar as mãos com água e sabão até o pulso, principalmente nas partes entre os dedos e das unhas, sempre que possível;

– Evite utilizar toalhas de tecido e jatos de ar para secar as mãos em locais públicos;

– Utilizar álcool 70, o álcool em gel (deve ser utilizado o álcool 70% devido a sua ação higienizadora), quando não puder lavar as mãos;

– Evitar passar as mãos nos olhos, nariz e boca sem estarem limpas;

– Evitar tossir ou espirrar levando as mãos ao rosto. Prefira levar a parte interna do cotovelo próximo a boca ao invés das mãos. Caso esqueça, lave as mãos imediatamente.

Para facilitar o cotidiano no enfrentamento ao Coronavírus

Lembre-se de tomar estas medidas para simplificar a sua rotina:

– Evitar fazer visitas a pessoas com gripe ou diagnosticadas com Coronavírus;

– Utilize toalhas de papel, se estiver resfriado ou gripado, para conter as gotículas que saem da tosse ou espirro, e descarte no lixo logo em seguida e lave as mãos. Evitar sair de casa caso esteja doente;

– Limpar constantemente objetos tocados frequentemente, como: celulares, fones de ouvido, maçanetas e materiais de trabalho.

– Após de manusear dinheiro (cédula ou moeda), cartões de crédito ou ir ao caixa eletrônico, ao utilizar banheiros públicos, transporte coletivo, ir a hospitais ou unidades de saúde e locais públicos desde comércios a Bancos, utilize álcool em gel, e assim que possível, lave as mãos;

– Evite andar próximo a pessoas espirrando ou tossindo, mantenha-se a 01 metro de distância;

– Por enquanto, evite cumprimentar outras pessoas, seja com aperto de mão, beijo ou abraço;

– Procure se informar em sites e fontes confiáveis sobre o COVID-19, como no site do Ministério da Saúde e no portal da Prefeitura Municipal de Águas Lindas. Caso tenha dúvidas, baixe o aplicativo gratuito Coronavírus – SUS na loja de aplicativos do celular. O mesmo foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Não espalhe qualquer informação sobre o vírus, se informe antes, para se certificar que as informações são verdadeiras. Evite as fake news.

Saiba identificar os sintomas

Os sintomas do Coronavírus são semelhantes aos da gripe, a diferença é que age principalmente nas vias respiratórias, podendo causar infecções no trato respiratório.

Os principais sintomas conhecidos são:

– Febre (considera-se febre aquela acima de 37,8º);

– Tosse;

– Dificuldade para respirar.

Lembrando que a apresentação dos sintomas pode ser diferente de pessoa para pessoa, pois depende da faixa etária e imunidade do paciente com suspeita do vírus, assim como se sofre de doenças como diabetes e hipertensão.

Grupos de risco

O grupo de risco é composto por pessoas que tem maior chance de serem infectadas por uma doença, pela semelhança das suas características entre si. No caso do novo Coronavírus são considerados como grupos de risco:

– Idosos;

– Diabéticos;

– Hipertensos;

– Pessoas com insuficiência renal crônica;

– Pessoas com doença respiratória crônica;

– Pessoas com doença cardiovascular.

O que fazer em casa em casos de quarentena ou suspensão de atividades devido ao Coronavírus

Caso sejam suspensas atividades cotidianas por parte dos governantes para prevenir a saúde coletiva, como ocorreu em Águas Lindas, por meio do Decreto nº 1.252/2020, deve-se ser preservada a rotina familiar, resguardando as precauções para evitar o contágio e transmissão do vírus.

Aproveite o tempo em família durante a suspensão das atividades na cidade e demais localidades. Cuide para que todos estejam seguindo as orientações de manutenção da saúde. E utilize o tempo livre para fazer uma vistoria na sua residência, e procure eliminar os focos da Dengue.

Uma das doenças que mais tem ocasionado mortes no Brasil continua sendo a Dengue, portanto as medidas de enfrentamento contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti continua sendo uma prioridade para saúde pública do país.

Não se esqueça de:

– Vistoriar se na sua residência tem garrafas, sacos plásticos, caixas d’água, calhas e objetos expostos que possam receber o acúmulo de água,

– Trocar a água parada em vasos e pratinhos de planta por terra;

– Não descartar lixo nas ruas e em terrenos baldios;

– Descarte entulhos somente no dia em que a coleta seletiva for realizada no seu bairro. Sempre coloque os entulhos próximos ao lixo ou lixeira, para que os profissionais saibam que é para ser recolhido.

Siga as redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas