A secretária de Assistência Social e Cidadania, Aleandra Sousa, esteve na manhã desta quarta-feira (08) no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) Barragem participando da reunião que marcou a retomada do projeto Cuidando de Quem Cuida. Projeto este que é  direcionado a gestantes e mães que buscam o atendimento na unidade.

“Estamos atravessando um momento de incertezas com a Reforma da Previdência que poderá atingir diretamente quem mais precisa do SUAS. Mesmo assim não poderíamos deixar de colocar este importante projeto em funcionamento, dado os excelentes resultados alcançados anteriormente onde conseguimos beneficiar mais de 300 pessoas  em 2018. Vamos nos esforçar ao máximo para garantir este beneficio a todas vocês”, disse Aleandra na reunião que marcou a abertura dos trabalhos.

O Projeto Cuidando de Quem Cuida (antigo Projeto Cegonha) enfatiza o Planejamento Familiar junto à comunidade do bairro, saúde sexual e reprodutiva de adolescentes também é foco prioritário de cuidado e intervenção. Uma importante estratégia que privilegia o estímulo e apoio à participação juvenil em ações integradas entre profissionais, adolescentes e jovens favorecendo seu desenvolvimento, sua autonomia e a prática cidadã.

A Secretaria de Assistência Social explicou que o Projeto Cuidando de Quem Cuida tem uma continuidade do Projeto Canguru, implantado pela administração por meio da parceria com os estagiários de Serviço Social que prestam seus trabalhos nos Centros de Referências do município e tem como foco, dentre outros, o fortalecimento de vínculos familiares como um de seus métodos de planejamento.

Durante o projeto as participantes recebem enxovais completos para os seus bebês, confeccionados por elas mesmas. As mulheres contam com atendimento de uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, assistente social, pedagoga e outros profissionais.