Segundo o edital de chamada Pública da segunda turma do curso gratuito, Promotoras Legais Populares (PLPs) de Águas Lindas, o mesmo estará disponível com 90 vagas em abril de 2020.

O curso tem como objetivo capacitar mulheres e fornecer informações sobre noções de direito e cidadania no combate a violência contra a mulher. O curso terá duração de 54h, sendo ministrados quinzenalmente, aos sábados pela manhã. E terá início em abril e irá até dezembro de 2020.

As vagas são destinadas às mulheres da comunidade águaslindense, porém, 18 destas vagas serão destinadas às servidoras e estudantes matriculadas no Instituto Federal de Goiás (IFG) Campus de Águas Lindas.

Para participar do curso basta procurar a GEPEX do IFG de Águas Lindas, entre os dias 13 e 18 de abril, e preencher uma ficha de inscrição. A seleção das participantes do curso será realizada por meio de sorteio, no dia 16 de abril. O resultado será divulgado no mesmo dia e será anexado nos murais do Campus.

As interessadas deverão comparecer no IFG de Águas Lindas com as cópias do RG, CPF e comprovante de residência. O curso terá início no dia 18 de abril, às 09h. A segunda edição do curso terá como tema central: “Educação popular em direitos das mulheres e combate a violência doméstica”.

Sobre o curso Promotoras Legais Populares

O estado de Goiás figura entre os mais violentos contra as mulheres no país, registrando a quinta maior taxa de homicídio do gênero durante o ano de 2017, de acordo com o Atlas da Violência realizado pelo Instituo de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Águas Lindas é um dos municípios que mais cresce no estado (PNAD), e com o crescimento desordenado vêm os problemas sociais: o município é listado como um dos mais violentos e também com alto índice de assassinatos de mulheres no estado.

O curso de Formação de Promotoras Legais Populares é um projeto que visa intervir na realidade da comunidade águaslindense no combate e prevenção da violência doméstica. Em 2019, foi formada a primeira turma de PLPs de Águas Lindas, que levou o nome Professora Milena, em homenagem a uma vítima de feminicídio no município. Uma vez graduadas, as PLPs atuarão como multiplicadoras e como referência na comunidade para lidar com ações de violência contra as mulheres, encaminhando ou acompanhando-as nas delegacias de polícia ou nos organismos de assistência jurídica ou social. O curso também contribui para que mulheres da comunidade conheçam seus direitos para que possam atuar no controle social de políticas públicas endereçadas às mulheres.

Siga as redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas