Dentro do projeto pedagógico formulado pelo corpo docente da Escola Municipal Juliana Eloy, localizada no setor Jardim Barragem V, que tem na direção a professora Janaina Mesquita, alunos e professores fizeram uma pequena passeata pelo setor entregando folders criados pelos próprios alunos, assim chamando a atenção da comunidade para o descarte correto do lixo doméstico. O evento faz parte de uma série de atividades dentro do projeto “ LIXO: descarte e coleta”.

Os alunos são incentivados pelos seus professores a criarem a partir do aproveitamento dos materiais descartados diariamente em suas residências, brinquedos e a recolher e descartar de forma correta para melhorar o meio ambiente a sua volta.

“Dentro deste projeto, os nossos alunos recebem orientações de cuidados com o meio ambiente. Em nossa comunidade temos um grande problema de descarte inadequado dos lixos domésticos o que ocasiona uma série de problemas e risco à saúde pública. Com estas informações eles se transformam em agentes multiplicadores levando estas informações para o seio familiar.

A coordenadora pedagógica da unidade enfatiza que os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo são muitos e, geralmente, visíveis. “Na maioria dos casos, eles se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública, além da beleza estética da comunidade que tem o valor dos seus imóveis desvalorizados”, disse Janice Araújo.

“Nós transmitimos para os nossos alunos que a sujeira nas ruas, tais como: o papel do picolé, a latinha do refrigerante ou aquela sacolinha plástica quando descartados em vias públicas, praças e terrenos afetam a higiene do ambiente e tornam tudo mais sujo e degradado. Portanto, caso você gere algum lixo de pequeno volume, carregue consigo até a lixeira mais próxima e faça o descarte de modo correto” enfatizou a coordenadora pedagógica, Miralda Escobar.

Quem mais sofre com a poluição ambiental é a natureza, principal vítima do descarte inadequado de resíduos. Rios, riachos, córregos, canais e lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem com a poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado de lixo causando o desequilíbrio do ecossistema.

A proliferação de endemias em virtude do acúmulo de resíduo em terrenos ou armazenados de modo inapropriado podem gerar a proliferação de pragas e vetores de endemias e colocar em risco a saúde pública. A proliferação do mosquito da dengue, baratas, ratos e escorpiões são as principais pragas da área urbana que ocasiona uma série de riscos à saúde pública.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Na foto: alunas com cartaz do projeto.