Os resultados aferidos pelo Ministério da Educação por meio da Prova Brasil que dá a nota final do IDEB demonstrou a crescente evolução de todo o processo educacional da rede municipal de ensino. Várias escolas alcançaram notas acima da média estadual e nacional, dentre os quais nesta matéria destacamos o trabalho realizado na Escola Municipal Emília Ferreira do setor Jardim Brasilia II (antiga Cidade do Entorno).

O secretário de Educação, Deusimar Macedo, é um dos principais entusiastas dos resultados aferido e credita esta melhora significativa de todas as unidades escolares a um senso de responsabilidade despertado em todos os servidores da rede municipal de ensino. “Temos em nossas mãos a responsabilidade de ensinar toda uma geração, é por isto que implantamos programas a partir do “Evasão Zero” que foi abraçado por todos os profissionais, diga-se de passagem temos profissionais excelentes e muito capacitados, o que resultou positivamente na melhora do processo educacional, e o principal, nossas crianças estão aprendendo mais”, disse Deusimar Macedo

Segundo a diretora da unidade, professora Fran Lopes, a Escola Emília Ferreira passou por um profundo diagnóstico da gestão pedagógica e administrativa. Na avaliação foram mantidos e aprimorados os pontos positivos. O enfrentamento dos pontos negativos para a sua equação. O primeiro passo dado foi o fortalecimento do grupo de servidores que trabalham no local.

“De forma conjunta fomos alinhando o que a escola precisava para melhorar no aspecto cognitivo e físico, desenvolvendo projetos precisos que atendessem as demandas, e graças ao empenho de cada profissional que aceitou o desafio destas mudanças conseguimos grandes resultados”, disse a diretora.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação o ambiente que não era estimulador e propício a pratica do ensino passou por uma grande reestruturação dos espaços e inovaram sendo a primeira escola a aderir a programas como o Grafite nas Escolas e outros programas aplicados pela SMECT como “Evasão Zero” proporcionar resultados expressivos.

A SMECT também aplicou curso de gestão dos recursos das unidades auxiliando os gestores na melhoria da aplicação dos recursos, e o uso do PDDE e os recursos arrecadados foram convertidos em material pedagógico e em melhorias no ambiente escolar, sendo realidade que a escola hoje consegue gerir muito bem os recursos financeiros, com transparência e licitude, com os dados abertos ao público em geral.

Outro fator importante para a obtenção dos resultados é o apoio irrestrito dos profissionais da secretaria com todos os programas disponíveis que estimulam a busca ativa dos problemas e uma intervenção mais precisa em cada situação de imediato, sempre buscando a solução.

De acordo com as informações da Direção Pedagógica Municipal as mudanças implantadas pela SMECT e uma maior capacidade de auxiliar as unidades escolares, disponibilizando a elas os mecanismos necessários para a constante melhora no processo educacional da rede municipal de ensino de Aguas Lindas, possibilitou que várias escolas municipais conseguissem superar a meta estabelecida pelo MEC a nível estadual e Federal. A escola Municipal Emília Ferreira teve um crescimento de 300%, ela que era considerada uma das piores unidades do município em termos de resultados, saiu de 4.2 no Ideb para 5.8, resultado 300% maior que o acumulado de 10 anos.

“O nosso fluxo escolar que também era um dos piores de Goiás passou para 96.1% graças às ações da escola em parceria com programa Evasão Zero, ou seja, a reprovação antes era 18 alunos em cada 100, agora é apenas 3.9. No entanto até o final do ano de 2018 chegaremos com tranquilidade aos 98%. Observe que saímos totalmente do vermelho e já temos a aprendizagem dos países desenvolvidos. Alcançamos a meta para 2023”, finalizou a diretora.