Uma gestão compartilhada faz toda a diferença na área educacional, a soma da participação de país de alunos na vivência escolar de seus filhos com a dedicação dos servidores que lidam diretamente com o processo de ensino, garantem resultados expressivos.

A Escola Municipal Emília Ferreira localizada no Jardim Brasília II, antiga Cidade do Entorno, é um destes casos e vem apresentando potencial extraordinário. De uma escola com índices negativos e baixa credibilidade em anos anteriores, para uma escola referência, o fluxo saiu dos baixos 0.86 para 0.96, a aprendizagem beira a média de 7.0, a sua renovação parte da harmonia entre professores e gestão, do compartilhamento de ideias entre escola e secretaria e da busca por uma comunidade presente.

O secretário de educação, Deusimar Macedo, elogiou o trabalho desenvolvido pela direção da escola “A equipe desta unidade escolar, tem trazido os pais para fazer parte da administração, conservação e manutenção da escola, os conselhos estão atuantes, e a APM se encontra em funcionamento depois de acordado com os pais e professores. Toda essa transformação se reflete até mesmo nas instalações da escola, onde tanto a equipe escolar quanto os pais, intitulados “Amigos da escola”, realizam ações para conservar a escola, é maravilhoso acompanhar o trabalho que tem sido realizado nesta escola” disse o secretário.

O diretor pedagógico da SMECT, professor Francisco de Assis disse “A Escola é um exemplo de superação e dedicação. A Biblioteca está nos parâmetros modernos com informática acoplada, a sala de recursos tem excelente padrão, e o grafite como obra de arte aflora nas crianças o desejo e prazer em estar na escola, os pais estão encantados, e a escola dá exemplo de gestão”, falou o diretor.

A Escola Municipal Emília Ferreira tem sob sua responsabilidade cerca de 700 alunos e possui uma equipe liderada pela professora Fran Lopes com 2 coordenadores pedagógicos, secretário e auxiliar escolar, sala de recursos e biblioteca integrada a informática com um acervo de quase 800 livros onde os alunos são incentivados a prática da leitura. A comunidade também pode doar livros À escola levando-os a unidade escolar ou entrando em contato com a Secretaria de Educação.