A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria de Educação, promoveu uma reunião com palestras para os pais e responsáveis pelos alunos da Escola Municipal Emília Ferreira, no último sábado (07). A reunião contou com a participação de cerca de 300 pais e responsáveis, que assistiram às palestras sobre o tema Deveres e Direitos das Crianças e Adolescentes.

Segundo o coordenador pedagógico, professor Francisco de Assis, o evento teve como principal objetivo a promoção dos direitos e deveres para a proteção de crianças e adolescentes. “Enfatizamos que primeiro temos deveres, por isso o tema Deveres e Direitos. A família tem o dever de educar e a escola auxilia nesta educação. Do outro lado, a escola tem o dever de ensinar e a família auxilia neste aprendizado. Trata-se de uma ação conjunta, em que não pode haver concessões, mas sim cooperação mútua”, explica Francisco de Assis.

A diretora da Escola Municipal Emília Ferreira, Francisca Lopes, ressaltou que “a família deve ter consciência de que a escola deve exercer sua autoridade, pois a concessão alheia ao seu funcionamento acarretará em crianças sem limites e em pais maus gestores pessoais, o que não pode e nem deve ocorrer. Quando se estabelece regras, estabelecem-se metas e um sistema de acolhimento e proteção. Neste caso, a comunidade escolar consegue priorizar o ensino com qualidade, aperfeiçoando e ofertando mais a quem tem menos, ou seja, atendimento diferenciado para os alunos que precisam. Neste caso, somente com esta parceria isto pode acontecer”.

A Secretaria de Educação identificou que a Escola Municipal Emília Ferreira se encontrava em uma zona de perigo e então promoveu diversas ações para mudar esta realidade, abraçando o programa Evasão Zero e o PAE. Com os monitoramentos realizados pela Pasta, as equipes da Secretaria já conseguiram visualizar um grande avanço em 2017. Até 2018, as equipes afirmam que a Escola Municipal Emília Ferreira alcançará uma das melhores médias do município e do Estado de Goiás, deixando em apenas um ano, os últimos lugares e entrando no rol das escolas com melhor direcionamento educacional. A reunião também contou com a participação do Conselho Tutelar de Águas Lindas, de equipes da Secretaria de Assistência Social e da comunidade.