A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações levando métodos alternativos para prevenção e promoção da saúde na comunidade.

Na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Setor Águas Bonita 01 a comunidade conta com aulas aeróbicas como parte do programa de atenção a saúde desenvolvida com os pacientes.

O programa conhecido como Cantinho da Saúde conta com a participação de 64 pessoas. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras de 8:00h às 9:00h e contam com orientação  profissional médica e do professor de Educação Física Israel Oliveira Silva.

Segundo o secretário de saúde Eduardo Rangel um dos objetivos do programa de Saúde da Família é a promoção de saúde e a prevenção das doenças. “Este projeto inclui a modificação de hábitos e estilos de vida da população, a Promoção de Saúde e também incentiva a prática coletiva de atividades na comunidade. O programa tem o total apoio do nosso prefeito Hildo do Candango”, frisa Eduardo.

Além do programa cantinho da Saúde a unidade também conta com outros procedimentos de atenção básica a saúde. São realizados trabalhos em prevenção, promoção e assistência à saúde do homem com ações para prevenção contra o Câncer de Próstata e doenças associadas ao trabalho. Saúde da Mulher com ações de Prevenção ao Câncer de Mama, Útero e Colo Uterino, Pré-Natal e Menopausa.

As equipes trabalham também com Saúde do Idoso com ações para Prevenção e Tratamento para Hipertensão, Diabetes e Dislipidemias. Saúde da Criança e do Adolescente com ações de Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento, Aleitamento Materno, Prevenção e Tratamento das Doenças infantis (desnutrição, parasitoses, anemias e IRAS), Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Planejamento Familiar, dentro outras ações de impacto geral na saúde da população.

A unidade de saúde desenvolve ainda a capacitação contra a Sífilis, com utilização de testes rápidos para detecção precoce e tratamento e reestruturação da Assistência Domiciliar, implantação dos Programas Melhor em Casa, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Programa de melhoria e qualificação da Atenção Básica.