Implantada pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, a Farmácia de Alto Custo atende atualmente a 100 pacientes, que não podem comprar medicamentos caros e buscam auxílio na rede pública de saúde. O valor da medicação requisitada para atender estes pacientes é de R$ 90 mil por mês.

Os pacientes são acompanhados por meio da rede de vínculo como Caps, a Policlínica, o Hospital Municipal Bom Jesus e as Unidades de Atendimento nos bairros. A entrega dos remédios aos pacientes é feita em até seis dias após a solicitação, sem custos para o requisitante.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o setor é coordenado por uma enfermeira “que monta o processo em consonância com a Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (CMAC), administrada pela Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), com recursos dos governos federal, estadual e em parceria com o municipal”.

Os medicamentos disponibilizados em 175 apresentações farmacêuticas são listados no CEAF com estrita observância dos critérios de diagnóstico, indicação e tratamento, inclusão e exclusão, esquemas terapêuticos, monitorização, acompanhamentos e demais parâmetros contidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

Para protocolar o pedido do medicamento, o paciente que reside em Águas Lindas deve comprovar o baixo poder aquisitivo para o tratamento no contato com a Secretaria Municipal de Saúde.