Representantes do Ministério Público do Estado de Goiás, Ministério da Saúde (sessão Goiás), Secretaria Estadual de saúde e Prefeitura de Águas Lindas que integram a força tarefa que acompanha cada estágio das obras do Hospital Regional de Águas Lindas realizaram nesta terça-feira (30) mais uma visita técnica para verificar os avanços da obra. A visita serviu também para definir estratégias que objetivem o inicio das atividades do HUGO 9 ainda neste semestre.

O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, não participou da vistoria pois cumpria agenda em Goiânia, mas recebeu as informações sobre a obra por meio do secretário de saúde do Estado de Goiás. “O secretário me informou o quanto as obras estão adiantadas, o que me deixa muito feliz pois esta obra beneficiará inúmeras pessoas não apenas de Águas Lindas mas de toda região que contará com serviços de qualidade e atendimento de alto nível”, disse o prefeito.

Várias alas do hospital já se encontram prontas para receber mobiliários e equipamentos que já estão em fase de aquisição pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. Técnicos da SES conferiram mais uma medição da obra que está 83% construída e segundo os técnicos o processo de escolha da OS que fará a gestão da unidade já está em andamento e até abril o processo já estará finalizado.

A entrada de emergência do HUGO 9, sofreu alterações para atender a exigências da Vigilância Sanitária. O método de classificação de risco no HSC que conta com as cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul, foram utilizadas para orientar a prioridade do atendimento. O vermelho indica emergência, caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte.

O secretário municipal de saúde, Eduardo Rangel, disse que o HUGO 09 atenderá população estimada em mais de 250 mil pessoas no Entorno do Distrito Federal, com o perfil de hospital geral de pronto-atendimento e demanda espontânea e referenciada. “No Hugo Serão oferecidos serviços especializados em clínica médica, pediatria, ginecologia, ortopedia e cirurgia geral. Ao todo serão 134 leitos, destes dez são para UTI Adulto, dez de UTI pediátrica e dez para UTI neonatal. Os demais serão para atendimento em clínica médica, obstetrícia e ginecologia, será um salto na qualidade do atendimento em saúde de toda a região”, disse o secretário.

A população atendida contará com diagnóstico por meio de exames de Raio-X, tomografia computadorizada e ultrassonografia. O hospital contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro para cirurgia geral (uma cirurgia geral de grande porte e as demais de médio porte), sendo referência para microrregião de saúde do Entorno Sul.

O atendimento será organizado pelo complexo regulador do estado. A unidade possui terreno de 30 mil metros quadrados e área construída de 11.405.62 metros quadrados, pouco menor que o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), que é de cerca de 13 mil metros quadrados.

O Hospital Regional de Águas Lindas será um hospital geral de pronto-atendimento e demanda espontânea e referenciada. O valor da Obra é de R$ 15,6 milhões, e conta com 134 Leitos , sendo 10 UTI Adulto, 10 UTI pediátrica e 10 neonatal, 8 salas cirúrgicas sendo 4 para cirurgia geral.