Inauguração do HCamp

Com a estrutura pronta, os equipamentos instalados e os profissionais da área da saúde devidamente contratados, o Hospital de Campanha em Águas Lindas foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (05/06).

A solenidade ocorreu com a presença do prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, do presidente da República, Jair Bolsonaro, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o secretário estadual de Saúde, Ismael alexandrino, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Rangel, os ministros general Eduardo Pazuello, general Neto e Marcos Pontes, prefeitos dos municípios goianos, entre outras autoridades políticas.

Durante a ocasião, o prefeito Hildo do Candango agradeceu o apoio do presidente Jair Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado, pela atenção em especial, para com a Saúde Pública de Águas Lindas. Ressaltou também a importância da conclusão das obras e funcionamento do Hospital Regional Hugo 9.

O presidente Jair Bolsonaro também destacou a importância do hospital de campanha para combate e tratamento do novo Coronavírus, em seu momento de fala, agradeceu o convite para inauguração. “Muito obrigado pelo convite, por essa oportunidade de inaugurar esse hospital e, do fundo do coração, a gente torce que pouca gente venha pra cá, porque é sinal que não precisa de atendimento”, disse o presidente.

O hospital de campanha

O hospital de campanha foi anunciado oficialmente no dia 07 de abril e a conclusão das obras ocorreu no mesmo mês, no dia 23. Um mês após foi realizada a transferência para o governo goiano.

A unidade foi a primeira a ser construída pelo governo federal, e posteriormente a administração foi repassada para o governo do Estado de Goiás, que realizou a compra dos insumos necessários para o funcionamento do hospital, assim como a contratação de profissionais.

O hospital de campanha atenderá pacientes para tratamento do novo Coronavírus de toda região do Entorno de Brasília e se necessário também do Distrito Federal.

A construção da unidade custou cerca de R$ 10 milhões. Além do governo federal ter realizado a construção do hospital, ficou responsável pelo custeio do aluguel e manutenção da estrutura física. Já o governo estadual fornecerá os equipamentos de proteção individual e médicos, insumos e medicamentos necessários.

O governo estadual também efetuou a contratação de uma organização social para administrar o hospital de campanha na cidade por seis meses. O Estado de Goiás irá repassar cerca de R$ 7,5 por mês.

Atendimento e funcionamento

O hospital de campanha tem capacidade para duzentos leitos, porém, começará a atender com sessenta leitos, sendo vinte destes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para dar entrada no hospital, os pacientes deverão ser encaminhados por outras unidades, por meio da Central de Regulação. Para dar início aos atendimentos no hospital, a unidade passará primeiramente por desinfecção e higienização, para assegurar a saúde dos profissionais e pacientes.

Siga as redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas