O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, desenvolveu durante o seu governo o plano de contingência, com ações de educação em saúde, mobilização social e comunicação, reduzindo os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti para 0,2% considerado abaixo da média no município.

Os trabalhos contam com apoio das secretarias municipais, principalmente as de Saúde e Obras. E cerca de 182 agentes comunitários de saúde e 87 agentes comunitários de endemias. O Poder Executivo instituiu também a Semana de Prevenção à Dengue e Chikungunya na terceira semana de cada mês (de setembro a maio do decorrente ano), é desenvolvida ação nas áreas indicadas beneficiando todo o município.

As ações estão sendo efetivadas de forma contínua para conscientizar e mobilizar a população, e para manter o controle da situação, assim diminuindo expressivamente a presença dos vetores de transmissão da doença.

Como parte do plano de contingência e combate à dengue, diversos equipamentos auxiliam o trabalho que é realizado no município, por vezes com o suporte de motocicletas, caminhonetes S-10, sendo uma equipada com Fumacê, veículos VW Gol, Epis, bombas motorizadas costais e bombas manuais para dedetização de possíveis locais de proliferação do mosquito.

Estes equipamentos contribuem para a queda drástica no número de relatos e notificações da doença. No início desta gestão foram registrados mais de cinco mil casos somente no município.

Foram criadas também equipes para fazer busca ativa de todos os casos suspeitos de dengue, integração das equipes do Programa Saúde da Família com os Agentes de Combate as Endemias e prática na execução das ações contidas no Plano de Contingência de Controle da Dengue.

De acordo com a Coordenação Municipal de Endemias as ações são realizadas também nas escolas municipais e estaduais com palestra educativa, distribuição de folders e adesivos informativos.

As equipes intensificam a atuação com o processo transformador e com a metodologia participativa para contribuir na conquista e manutenção de saúde coletiva, despertando na população a capacidade de tomar decisões e agir em favor do bem-estar de todos, como: analisar criticamente a sua realidade, decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações, organizar e realizar ações para avaliá-las com espírito crítico.

Combate à dengue por meio da Campanha Manejo Ambiental

O Manejo Ambiental visa a prevenção da infestação do mosquito transmissor da dengue, com ações educativas e recolhimento de lixos nos locais mais críticos, os quais se constituem em potencial foco do mosquito e de degradação ambiental, afetando a qualidade de vida da população, principalmente no período de chuva.

Projeto Saúde nas Escolas

Para o prefeito Hildo do Candango o controle da dengue na cidade de Águas Lindas de Goiás centra esforços na ação integrada entre as três áreas de sustentação: controle entomológico, controle epidemiológico e o eixo nucleador e disseminador das estratégias de controle e eliminação do Aedes aegypti, que é a educação em saúde pública.

O Projeto Saúde nas Escolas tem a temática dengue inclusa em sua programação e vida estimular a comunidade a participar de atividades educativas sobre a doença, criando a responsabilização das ações no combate ao vetor, que em geral, são desenvolvidos por meio de um trabalho de equipe entre os agentes de combate as endemias, o Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), através do Programa Saúde na Escola (PSE).

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Site da Prefeitura de Águas Lindas:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás