A Prefeitura de  Águas Lindas de Goiás por meio das secretarias de saúde, educação, obras e meio ambiente e em parceria com o Corpo de Bombeiros promoveu na última sexta-feira (18) um mutirão de limpeza e conscientização da comunidade para prevenir a proliferação do mosquito da dengue e diminuir a incidência de casos positivos da doença. A ação aconteceu nos bairros Jardim Guaíra, Parque da Barragem, Gleba e adjacências.

O Manejo visa prevenir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, com ações educativas e recolhimento de lixo nos locais mais críticos, os quais se constituem em potencial foco do mosquito e de degradação ambiental, afetando a qualidade de vida da população, principalmente no período de chuva. Os locais foram previamente identificados pela Secretaria de Saúde.

A concentração aconteceu na Escola Municipal Jardim Guaíra e contou com a participação dos agentes de saúde e de Combate a Endemias. Houve a distribuição de material informativo à comunidade e retirada de entulho das ruas.

Mais de trezentas pessoas, envolvendo servidores de todas as secretarias do governo municipal estão empenhadas nos trabalhos, além de máquinas pesadas e dezenas de outras viaturas. Os trabalhos fazem parte do Projeto de Ação de Manejo Ambiental executado em regime contínuo.

Em reunião com as secretarias e diretoria de vigilância em saúde, o prefeito Hildo falou da importância da união entre governo e comunidade no combate ao mosquito “Esta é uma luta de todos nós. Devemos juntos combater a proliferação do mosquito em nossa cidade evitando o acumulo de lixo e recipientes que se transformam e foco do mosquito da dengue. Conscientizar a população da importância dessas pequenas ações reduzirá drasticamente as ocorrências de dengue em nosso município” , frisou Hildo do Candango.

A prefeitura formou equipes para a atuação direta junto à comunidade escolar, para abordagem, divulgação e orientação aos moradores. Distribuição de folders educativos para estimular o morador a recolher possíveis criadouros do Aedes Aegypti, que estejam indevidamente espalhados em seu quintal.