O programa tem se mostrado eficiente na luta para preservar o meio ambiente na região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Descoberto pertencente ao município goiano.

“A região que corresponde a Bacia do Rio Descoberto é um patrimônio incalculável para a comunidade de Águas Lindas. Afinal, um novo sistema de abastecimento de água potável será entregue em breve à toda população, a partir do Lago do Descoberto. Temos que lutar diariamente para manter nossa água própria para o consumo”, disse Hildo do Candango.

Para isso foi criado, entre outros, um grupo com o objetivo de agilizar procedimentos internos proporcionando maior rapidez e qualidade no atendimento às demandas na SEMMA, o Programa de Otimização de Processo (GOP), que tem surtido efeitos positivos.

O trabalho tem foco no aperfeiçoamento da análise de processo para emissão de certidão de Uso e Ocupação do Solo, contribuindo para acompanhar o reordenamento territorial do município, promovendo ainda a agilidade, eficiência e produtividade dos processos.

O prefeito Hildo do Candango disse que o município vem acompanhando e promovendo ações institucionais para preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Descoberto, na região do Entorno do Distrito Federal.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Lúcio Mauro, já existe um termo de cooperação entre o município e o ICMBio para fiscalização da área, inclusive placas de identificação foram instaladas no local, possibilitando a conscientização da população sobre a existência do parque.

Parque Estadual Águas Lindas

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a criação Parque Estadual Águas Lindas auxiliará a proteção da APA.

“O objetivo é promover a Educação ambiental, propiciar a defesa do meio ambiente pela coleta seletiva e a reciclagem de lixo no município e sensibilizar as crianças quanto ao uso adequado do meio ambiente”, esclarece o secretário Lúcio Mauro, sobre a proteção da APA.

O prefeito Hildo do Candango destaca ainda a necessidade do trabalho permanente para conscientizar a população para que não jogue lixo nas ruas e nos terrenos baldios e alertar os cidadãos quanto a manutenção da limpeza de lotes não ocupados, e para desenvolver práticas cidadãs em relação à limpeza pública.

No desenvolvimento das ações de educação sanitária e ambiental, o Poder Executivo procura se articular com entidades ambientalistas, órgãos de comunicação, empresas privadas, órgãos governamentais e não governamentais, visando ampliar o envolvimento da sociedade civil no desenvolvimento do programa municipal de reciclagem de lixo.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas