Nesta quinta-feira (01) o vice-prefeito de Águas Lindas, Luiz Alberto Jiribita, acompanhou o secretário de saúde, Eduardo Rangel, e o presidente do Conselho Municipal de saúde em uma visita a Unidade Básica de Saúde montada dentro da unidade prisional de Águas Lindas.

A unidade é fruto da parceria estabelecida com o Governo do Estado de Goiás por meio da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. A Prefeitura de Águas Lindas propicia atendimento médico e odontológico para os presos que cumprem pena na unidade prisional do município, onde foram realizadas as adequações nas instalações para a implantação da unidade de atendimento.

“Eu estou aqui para trazer uma mensagem de agradecimento do prefeito Hildo do Candango a toda a equipe que aceitou a missão de cuidar destas pessoas que estão privadas de liberdade. Fico muito feliz em ver a disposição destes profissionais em realizar o trabalho da melhor maneira possível”, disse Jiribita.

Com uma equipe multidisciplinar e com ações articuladas dentro da rede municipal de saúde os quase 500 reeducandos estão recebendo atendimento em clinica médica, os casos odontológicos são referenciados nas UBS onde são agendados os atendimentos.

“Com esta unidade de saúde instalada dentro do presidio, e a realização do monitoramento do estado de saúde de cada detento com uma melhor avaliação clinica bloqueamos qualquer inicio de surto de doenças. A médica responsável pelo atendimento nos informou que nos primeiros dias de atendimento foram realizadas cerca de 20 consultas diariamente, e este número já vem diminuindo. Os pedidos de exames são encaminhados para a regulação e realizados na rede o que aumenta a cobertura do atendimento com maior assertividade no diagnóstico para inicio imediato do tratamento adequado a cada caso”, informou o secretário.

Segundo o secretario de saúde, Eduardo Rangel, a efetivação de políticas públicas voltadas à saúde das pessoas privadas de liberdade é a superação das dificuldades impostas pela própria condição de confinamento, que dificulta o acesso às ações e serviços de saúde de forma integral e efetiva. “Para superar esta dificuldade o prefeito Hildo do Candango determinou que fosse montada uma equipe multidisciplinar que Irá proporcionar o atendimento da população carcerária de Águas Lindas. Esta equipe é composta por médico, enfermeiro e dois técnicos de enfermagem que prestarão atendimento de segunda a sexta-feira. Isto auxiliará no monitoramento constante da saúde destas pessoas”, disse Eduardo..

Desta forma o município de Águas Lindas e o Governo do Estado de Goiás atendem a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), instituída pela Portaria Interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014, com o objetivo de ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população privada de liberdade, fazendo com que cada unidade básica de saúde prisional passasse a ser visualizada como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde e é neste sentido que a Secretaria Municipal de Saúde esta trabalhando.