Aconteceu hoje (07) a abertura do III Encontro dos Municípios, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contou com a presença do prefeito de Águas Lindas de Goiás Hildo do Candango. Acompanhado do vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita e secretários municipais. “Este encontro é de extrema importância para os municípios brasileiros, aqui nós encontramos respostas para vários temas enfrentados em nossa cidade”, afirmou Hildo.

No encontro, Hildo participou de palestras e debates entre o G 100 (grupo que reúne cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, com baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica). Entre os palestrantes estiveram o vice-presidente da República Michel Temer, o Ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Roberto Unger, o prefeito de Aparecida de Goiânia  e 2º Vice-presidente Nacional da FNP Maguito Vilela, o governador de Pernambuco Paulo Câmara, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais Pepe Vargas, o ministro da Educação Renato Janine e o senador Antônio Anastasia.

Entre os debates, a revisão do pacto federativo; a criação ou aprimoramento de canais de diálogo permanentes e defesa a instituição de uma mesa federativa plena, com participação da União, estados e municípios, oferecendo um espaço político para a tomada de decisões em assuntos estratégicos para a Nação como, a crise hídrica e a mobilidade de caráter urbano. E a retomada das negociações entre municípios e União por meio do Comitê de Articulação Federativa – CAF, implantar o Conselho de Gestão Fiscal, previsto na LRF, e condicionar a instituição de novas despesas à indicação clara das suas respectivas receitas.

Ainda na pauta das discussões o atual sistema de mobilidade urbana que  aponta para um colapso.  A construção sistemas de mobilidade modernos, capazes de transportar com qualidade um número crescente de pessoas, aliados a soluções eficazes para um compartilhamento de um espaço público democrático, reduzindo acidentes e melhorando o meio ambiente. O temas envolvem as três esferas de governo na pactuação de ações  que busquem a eficiência e a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Confira toda a programação do encontro no site: www.emds.fnp.org.br/emds/atividades