Com o objetivo de fortalecer o serviço pré-hospitalar avançado da rede municipal de saúde do município de Águas Lindas, o prefeito Hildo do Candango determinou o inicio do processo licitatório para aquisição de uma UTI móvel para reforçar atendimento do SAMU.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, anunciou que a Unidade de Suporte Avançado do SAMU irá atender a população de Águas Lindas aumentando a capacidade de resolutividade das ocorrências. Segundo o secretário, o prefeito Hildo do Candango entregou recentemente 04 novas ambulâncias (unidade básica) e com isto renovou 100% a frota do SAMU, e agora autorizou o reforço deste atendimento avançado pré-hospitalar com a aquisição desta unidade.

Ao final do processo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Águas Lindas, que já dispõe de 04 Unidades de Suporte Básico (USB), com auxiliar de enfermagem e socorrista, contará também com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que atuará como Unidade de Terapia Intensiva Móvel. “Além da nova viatura, isso significará que o SAMU de Águas Lindas irá dispor de médicos e enfermeiros, aptos a realizar ações invasivas ou de terapêutica médica no próprio local do resgate”, informou o secretário.

Por ser um mecanismo de triagem, cabe às equipes do SAMU não apenas classificar as urgências, mas também destinar o paciente, quando necessário, a um serviço especializado. O envio de uma ambulância é justificado em casos de acidente de trânsito, ataques do coração, convulsões, desmaios prolongados, envenenamentos e intoxicações.