A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma série de adequações no sistema de atendimento da rede municipal de Atenção Básica a Saúde. Dentro desta reformulação, a Secretaria fará a implantação de um novo modelo da farmácia para dispersão de medicamentos e insumos para as Unidades Básicas de Saúde através do sistema Hórus.

Com este objetivo, a Secretaria realizou na manhã desta quinta-feira (22) a capacitação dos servidores para utilização do Sistema Hórus que visa o gerenciamento de medicamentos e insumos utilizados e distribuídos em toda a rede. O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explicou. “A nossa intenção é a busca intensiva da qualificação da gestão de assistência farmacêutica na nossa rede de atenção básica de saúde. Com isto, a ampliação do acesso aos medicamentos da Atenção à Saúde, ofertados à população é nosso principal objetivo, por isto estamos implantando um novo modelo para a farmácia que será gerenciada pelo sistema Hórus.” Enfatizou o secretário.

O sistema estará interligado com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) que disponibilizou a plataforma apresentada no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus). Sua disponibilização é regulamentada por meio das Portarias GM/MS nº 1.554/2013 e nº 1.555/2013.

A informação é que o sistema Hórus fará Identificação em tempo real dos estoques nos estabelecimentos de saúde que gerenciam medicamentos e insumos. Também facilitará a rastreabilidade dos produtos distribuídos e dispensados. Aumentará o controle e monitoramento dos recursos financeiros investidos na aquisição e distribuição dos medicamentos.

A geração do arquivo de autorizações de procedimentos ambulatoriais (APAC) para repasse de recursos financeiros é outro importante instrumento, pois trará a geração dos livros de medicamentos sujeitos a controle especial – Portaria nº 344/98 e , agendamento das dispensações, identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições, trazendo a indicação do perfil de acesso e utilização de medicamentos e insumos nos serviços na rede municipal de atenção básica a saúde.

O sistema contribuirá com a formação da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS (Portaria GM/MS nº 271/2013), que auxilia o monitoramento e avaliação da assistência farmacêutica no país. Este sistema pode ser utilizado em diversos tipos de serviço que gerenciam medicamentos e insumos.