No dia 04 de outubro é comemorado o dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE), duas categorias de grande importância para a execução de políticas públicas de prevenção de doenças. Como atribuição, o exercício dos ACS e ACE são voltados às atividades de promoção da saúde, prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde por meio de visitas domiciliares e ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob a orientação do município de acordo com as prioridades definidas pelas estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Águas Lindas, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, destaca a importância destes agentes para a saúde da comunidade. “O papel do ACS é importantíssimo porque utiliza instrumentos para o diagnóstico demográfico e sociocultural das famílias registradas em sua base geográfica definida, a micro área. Estes instrumentos são o cadastro atualizado de todas as pessoas de sua micro área e o registro para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde”, disse o secretário.

A partir destas informações, estes profissionais podem orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e transmitir para as Unidades de Atenção Primária à Saúde, a dinâmica social da população assistida, suas necessidades, potencialidades e limites, bem como identificar parceiros e recursos existentes que possam ser potencializados pelas equipes.