Aconteceu na manhã desta sexta-feira (08), uma reunião no Ministério Público, onde a Prefeitura de Águas Lindas por meio da Coordenação de Vigilância de Endemias apresentou os resultados alcançados no encerramento do 3° ciclo de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, Chikungunya e Zika vírus.

O prefeito Hildo do Candango nomeou o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita para ser o coordenador das ações da “Operação Águas Lindas Contra a Dengue”, que mobilizou diversas secretarias do município e contou ainda com o apoio da Subsecretaria de Educação do Estado de Goiás e do Corpo de Bombeiros.

“Os números apresentados em decorrência do trabalho realizado de forma conjunta só demonstra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar nesta batalha que não depende só da prefeitura, mas sim da mobilização de todos. É extremamente importante o apoio da comunidade”, disse Jiribita.

O secretário de Saúde Eduardo Rangel informou que o município de Águas Lindas conseguiu ficar em primeiro lugar na Regional Entorno Sul nos três ciclos nas visitações dos domicílios e na diminuição do índice de infestação do mosquito que gira em 1,3%.

“Fizemos muito, mas temos que dar continuidade para alcançarmos 1%, índice aceitável para o Ministério da Saúde, mas queremos mesmo é eliminar todas as possibilidades para a proliferação deste mal, isto depende de todos nós”, afirmou Eduardo.

No primeiro ciclo realizado no mês de janeiro as equipes identificaram cerca de 2 mil domicílios com foco do mosquito registrado através do mapa ARCGIS. O trabalho desenvolvido já deu bons resultados no mês de fevereiro, este número despencou para 1.311 domicílios com foco e já no mês de março este número caiu para 697 residências.

Agora começa o desenvolvimento do 4° ciclo de combate e que terá a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que consiste no mapeamento rápido da infestação do mosquito.

O vice-prefeito anunciou ainda que todos os esforços necessários para o bom desenvolvimento desta batalha deverão ser realizados. “Independente de bandeira partidária, este trabalho deve ser encarado. A participação de todos é imprescindível para que possamos vencer esta guerra”, disse Jiribita.

MATÉRIA (1) MATÉRIA (2) MATÉRIA (3) MATÉRIA (4) MATÉRIA (5) MATÉRIA (6)