Com intuito de instituir grupos de apoio de combate ao tabagismo, conforme orientação preconizada pelo Ministério da Saúde na Rede Municipal de Atenção Básica em Saúde, médicos, enfermeiros e agentes comunitários do Programa Estratégia Saúde da Família e membros da Regional Entorno Sul da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, participaram na ultima sexta-feira (20), de capacitação sobre a abordagem intensiva ao usuário tabagista.

O evento aconteceu nas dependências do Instituto Educacional Profissionalizante localizado as margens da BR 070 no Jardim Barragem III e teve como palestrante a enfermeira Islânia Alencar, integrante do grupo de educação permanente; a nutricionista, Mikaelle Rocha; a farmacêutica, Marciana Cordeiro do NASF e a odontóloga Alline Pacheco da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, ressaltou a importância deste programa de incentivo ao abandono do tabagismo, responsável por inúmeras doenças. “Mais de 90% dos fumantes tornam-se dependentes antes dos 18 anos. O cigarro é responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças cardíacas, respiratórias e cânceres e impactam diretamente na nossa rede de atendimento, por isto devemos trabalhar na prevenção, auxiliando a todos na busca para abandonar este malefício”, disse Eduardo.

“A capacitação visa formar os profissionais para dar assistência de qualidade para esse grupo de risco. A troca de informações sobre o tabagismo visa prepará-los para conduzir adequadamente os grupos de tabagismo dentro das suas unidades de saúde. O objetivo dos grupos é atender os pacientes fumantes com reuniões periódicas. Atualmente, um grupo já está em atividade na UBS do setor II e Jardim Barragem V e o objetivo é ampliar para todas as unidades de saúde”, explicou Islânia.

O acompanhamento destes grupos será realizado com uma equipe multiprofissional formada por educador físico, psicóloga, nutricionista e odontólogos além da equipe da Unidade de Saúde no qual faça parte.