A Prefeitura Municipal de Águas Lindas em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Federal Goiano, por meio da  Atenção Básica, concluíram nesta terça-feira (09) o  Curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares Técnicos de Enfermagem.  Ao todo, foram formadas  quatro turmas no município com certificação de 170 funcionários municipais da área de Saúde.

O curso teve uma carga horária de 60 horas. O ministério da Saúde disponibilizou  a logística com professores, tutores, material didático, alimentação (almoço e lanche) e o município entrou com a  contrapartida do local (IFG) para a realização do Curso e a liberação dos alunos.

As tutoras responsáveis pelas turmas dos dias 10/11/12 a 08/12/12 e 11/11/12 a 09/12/12 foram as enfermeiras Cristina Spíndola e Nayara Ázara Rodrigues, ambas do Ministério da Saúde em Goiânia e Anápolis respectivamente. E também Isaura Vieira da Cunha e Cristina  Alves Costa.

O prefeito Hildo do Candango falou sobre a importância dos cursos para  melhorar o desempenho das equipes junto ao seu público-alvo. “O projeto tem o claro objetivo de preparar os agentes comunitários e auxiliares técnicos de enfermagem para que desenvolvam ações de cuidado à saúde das pessoas, sempre respeitando as características e demandas de cada situação e de cada usuário”, frisou.

Durante o curso foram enfatizadas as relações humanas nas abordagens. “Essas ações devem estar de acordo com as competências de Atenção Básica, com força na promoção da saúde e prevenção de doenças, favorecendo assim a lógica da redução de danos e das ações não manicomiais”, explica Cristina.

Para a instrutora Nayara  os trabalhos proporcionam  o reconhecimento das singularidades  de cada situação. “A partir dai são traçadas formas de tratamento e de construção de redes de cuidado voltadas para defesa da vida”, disse a instrutora.