Realizado na manhã desta quarta-feira (12) na sede do Movimento Pró Acessibilidade, localizada no Jardim Brasília, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de dezenas de cadeiras de rodas e materiais para pessoas com deficiência.

A iniciativa é resultante do trabalho realizado pela Coordenação de Atenção a Pessoa com Necessidades Especiais da Secretaria de Saúde junto ao CRER. Os pacientes procuram a Secretaria onde apresentam a documentação exigida e depois realiza o acompanhamento de todo o processo.

Para o prefeito Hildo do Candango esta iniciativa é de extrema importância. “É muito gratificante ver que a união de vários segmentos está ajudando a melhorar a vida de tantas famílias, dando mais dignidade e mais qualidade de vida às estas pessoas. Parabéns a todos os envolvidos, que lutam diariamente para conseguir estes benefícios para a comunidade”, concluiu Hildo.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explicou como funciona o credenciamento. “O nosso paciente procura o departamento que tem à frente o J.R, onde é montado todo o processo que é encaminhado ao CRER para fazer o agendamento. Assim que recebemos a confirmação, nos os levamos para receberem a prescrição de onde é feito a montagem do equipamento de acordo com a necessidade de cada individuo. É um trabalho mais técnico que beneficia o paciente com equipamentos adequados, que melhoram a sua qualidade de vida”, disse Rangel.

Nenhuma outra cidade tem o serviço de forma conjunta com a sociedade que tem como parceiro o movimento Pro Acessibilidade, que localiza e identifica a necessidade de cada individuo.

“Este trabalho não seria possível sem o apoio do prefeito Hildo do Candango e toda a sua equipe de Governo. Muitos governos passaram, mas foi nesta gestão que obtivemos o apoio para a realização destes atendimentos”, disse o vereador Luís de Aquino que é padrinho do movimento Pró Acessibilidade.

O trabalho é feito de forma conjunta entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação para aumentar o raio de abrangência do atendimento.

Estiveram presentes no evento a primeira-dama e secretária de Assistência Social Aleandra Sousa, o secretário de Educação Deusimar Macedo, o subsecretário de Saúde James Farias, o médico ortopedista Leandro de Souza, os vereadores Luís de Aquino e Jacó do Esperança, entre outras personalidades que lidam diretamente com o atendimento.

Saiba mais

Em 2016 foram atendidos 40 pacientes, foi o ano que o prefeito Hildo do Candango determinou a criação da Coordenação de Atenção a Pessoa com Necessidades Especiais da Secretaria de Saúde. Este número não para de crescer.

Já em 2017 foram encaminhados 67 pacientes para a prescrição (aferição de medidas) estamos entregando nesta data para 19 pacientes cadeiras de rodas e de banho. Mais 49 pacientes irão receber nos próximos dias. E mais 36 aguardam a vez para receberem a prescrição. “É um trabalho feito com muita dedicação que vem dando bons frutos”, disse J.R.