A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta sexta-feira (11) uma reunião com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE), bem como seus respectivos chefes imediatos para apresentar as sugestões e pareceres técnicos da Secretaria Estadual de Saúde no que se refere ao combate e prevenção do Zika Vírus que, como confirmado pelo Ministério da Saúde, está relacionado com a Microcefalia. Os profissionais receberam as orientações sobre os procedimentos a serem adotados em todo o município.

A SES informou que devido ao surto de microcefalia em outras regiões brasileiras, a suspeita e notificação imediata e oportuna de casos da doença são essenciais para ativar o processo de investigação, visando à identificação precoce das prováveis causas, assim como o acompanhamento da evolução destes pacientes. A vigilância epidemiológica será monitorada por: Registro da Declaração de Nascidos Vivos.

Diante disso, a secretaria de saúde solicita a todos os profissionais que sigam as seguintes recomendações: preencher adequadamente o tipo de anormalidade congênita identificada (campos 6 e 41 da DN); notificação imediata da Declaração de Nascidos Vivos com microcefalia a partir da notificação do serviço de saúde na ocasião do nascimento e notificação de quadro sugestivo de microcefalia intrauterina pela observação da circunferência cefálica menor que o esperado para a idade gestacional, durante os exames de rotina da gestante (ultrassonografia).

Por tratar-se de um evento inusitado, de interesse para saúde pública, todos os casos de microcefalia deverão ser comunicados imediatamente para a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, por meio do CIEVS-Goiânia.

Serão utilizados como definição de caso os mesmos parâmetros adotados pelo Estado de Pernambuco, onde foram identificados os primeiros casos, assim, deverá ser notificada imediatamente ao CIEVS a ocorrência de Microcefalia.