Desde a emancipação politico administrativa, o município de Águas Lindas de Goiás não possuía parâmetros estabelecidos por meio de um documento que norteasse as diretrizes da educação na rede municipal de ensino. Depois de ampla discussão no Grupo de Estudos de Águas Lindas (GEAL) foi criado pela Secretaria Municipal de Educação, e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação a “Matriz Curricular Educacional”, documento que norteia as ações educacionais do município por meio de diretrizes preestabelecidas.

O secretário de educação, Deusimar Macedo, explicou que muitas gestões ficaram a frente da educação do município, mas não montaram a “Matriz Curricular Educacional”, mas com o apoio do GEAL e do Conselho Municipal de Educação foi possível montar o documento fundamental para uniformizar a educação municipal.

“A matriz é uma organização dos conteúdos a serem desenvolvidos por série, bimestre e ano letivo: Esse documento norteará o trabalho dos professores na prática docente, sendo sistematizado pela coordenação pedagógica da escola e professores. Isso se dá em reuniões por série ou em coletivas”, disse o secretário Deusimar Macedo.

Este documento é resultado de ampla discussão por meio de encontros e debates em toda rede municipal. A Matriz Curricular tem como objetivo contribuir com as unidades educacionais, e apresenta propostas de bimestralização dos conteúdos para melhor compreensão dos componentes do currículo e sua utilização em sala de aula. Ao mesmo tempo, será um instrumento pedagógico para orientar de forma clara e objetiva os aspectos que não podem se ausentar no processo de ensino e aprendizagem de cada disciplina, ano de escolaridade e bimestre.

A busca de referências numa base comum é essencial a todos os estudantes, estando em consonância com as atuais necessidades de ensino identificadas, não somente nas legislações vigentes, diretrizes e parâmetros curriculares nacionais, mas também nas avaliações de alinhamento bimestrais referenciadas dos exames nacionais e estaduais.

Com os novos avanços na área da educação surgem ações importantes centradas na preocupação da organização e direcionamentos fundamentais acerca das diretrizes da Base Nacional Comum

Desta forma, fica evidenciada a preocupação em direcionar elementos pedagógicos para a consolidação do processo educativo pela orientação curricular a partir da ampliação do Ensino Fundamental para 09 anos, sendo de suma importância considerar em todas as áreas de conhecimento a realidade local e, buscar harmonizar com as determinações da Lei de Diretrizes e Base da Educação e do sistema de ensino da rede pública de Goiás. As matrizes aqui definidas são constituintes dos processos de educação da rede pública municipal, no que se refere ao Ciclo de Alfabetização Continuada.

Com base nas diretrizes da Secretaria Municipal de Educação Ciências e Tecnologia de Águas Lindas de Goiás, o secretário Municipal de Educação se posicionou positivamente sobre a necessidade de mudanças factuais e pontuais, desta forma, estabelecendo como prioridade, que fossem realizados estudos aprofundados sobre os resultados alcançados na educação, e determinou que, se colocasse em prática ações que proporcionassem análises sistêmicas e a reestruturação do sistema a partir de projetos ousados que possibilitassem mudar a atual situação da educação do município.

O alinhamento é um projeto arrojado que requer dinamismo, comprometimento e conhecimento, os envolvidos têm como objetivo comum, elevar a qualidade de ensino em vários aspectos, tais como: conhecimento técnico e pedagógico por parte dos gestores escolares; organização e sistematização na elaboração de material por parte dos coordenadores e professores; metodologias organizadas e flexibilizadas para atender os alunos nos seus diversos níveis de aprendizagem.

O alinhamento é um projeto que está sendo executado a partir das novas concepções de ensino, ou seja, pré-alfabetização até os 1º anos, alfabetização até os 2º anos qualificando-o para um excelente 3º ano.

O que se espera são resultados positivos com quedas acentuadas na evasão e reprovação por faltas, distorção idade série, melhor aprendizagem nos 4º anos por meio de turmas diferenciadas (assistidas e integradas) para os alunos que não conseguiram alcançar competências necessárias nos 3º anos e foram promovidos para os 4º anos, recuperação dos alunos retidos nos 4º anos para que possam avançar a fase seguinte com competências necessárias para elevação continuada da aprendizagem de forma significativa, possibilitando melhoras nos índices junto aos IDEB e IDH fazendo com que o município passe a fazer parte de um referencial positivo para o Brasil.

A SMECT acompanhará este desenvolvimento por meio do Departamento de Educação Infantil, Departamento de Alfabetização e Letramento, Bloco Inicial de Alfabetização nas Escolas (BIAE) e Departamento Técnico Pedagógico.