A Rede Municipal de Ensino passa por constante aprimoramento dos processos educacionais, são variados programas implantados pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia com objetivo de dar suporte aos docentes no processo de ensino dos alunos. Um destes programas que vem impactando cotidianamente as comunidades escolares é o Projeto Resgate Pela Arte e Grafite nas Escolas, que foca na parte lúdica dos alunos através de intervenções artísticas que modificam positivamente o ambiente escolar.

O secretário de Educação, Deusimar Macedo, destaca que as decisões pedagógicas são discutidas com representantes de todas as unidades escolares que compõe a Rede Municipal de Ensino integrantes do GEAL (Grupo de Estudos). “O projeto Resgate pela arte e grafite nas Escolas é mais um instrumento criado para reforçar o aprendizado dos alunos através da parte lúdica despertando talentos. O projeto foi muito bem aceito na comunidade escolar e tem recebido o apoio de comerciantes que doam os materiais necessários e aproveito para agradecer a cada doador por contribuir com o projeto”, disse Deusimar Macedo.

O diretor pedagógico da SMECT, professor Francisco de Assis, falou da importância do projeto para a Rede Municipal de Ensino. “Quando tratamos de habilidades, falamos da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985) que é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única. Essas fases muitas vezes estão ligadas ao meio e a concepção genética, destarte o que se tem como fator preponderante, é o de que muitos desses sujeitos se destacam em uma ou mais habilidades e nem sempre são as cobradas na oficialidade do sistema educativo” destacou.

A diretora da Escola Municipal Emília Ferreira, localizada no setor Jardim Brasilia II (antiga Cidade do Entorno), já aderiu ao projeto e destacou. “A revitalização das escolas torna o ambiente escolar mais acolhedor e incentiva a interação do aluno na conservação da escola, tornando-os cidadãos ativos de uma sociedade”.

Este trabalho se inicia na escola, contudo, as perspectivas são de que os órgãos municipais, (CMDCA) Conselho Municipal do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar entre outros, possam aderir a este projeto, programas como o do (SINASE) Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, da (SNDH) Secretaria Nacional dos Direitos Humanos por meio do (PIA) Projeto Individual de Atendimento, todos concomitantes com o (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente, no que tange os direitos individuais compostos neste trabalho.

O Resgate Pela Arte leva a criança e o adolescente a se perceber dentro de um contexto social, apresenta as particularidades de cada um, ainda de forma direta resgata o sujeito a algo que lhe dê significância, na verdade é usar das linguagens, e neste caso a linguagem visual. Ilustração e criação de histórias que envolvam os alunos e o meio em que estão inseridos, desenhos que representem o meio e as pessoas da escola e ou comunidade, pintura livre em quadros, inicialmente com pouco direcionamento e na participação na concepção de pinturas em tela no Ninho dos Artistas.

O Projeto Grafite nas Escolas é coordenado pela professora Gislaine Alcântara e tem ganhado grande visibilidade pela comunidade escolar onde os espaços têm adquirido vida, e a satisfação dos alunos em participar, frequentar e ajudar tem se feito algo inexplicável. Os alunos passaram a valorizar estes espaços, cuidam, procuram deixar limpos e harmoniosos, isto reflete diretamente no comportamento em sala, na aprendizagem e no seu desenvolvimento social e familiar. Já receberam o incentivo para encampar o projeto as Escolas Municipais Emília Ferreira, Roberto Alves, Inácio Carneiro e Escola Nilzon Periquito.