A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás iniciou durante a última semana os trabalhos com mais um grupo de combate ao tabagismo. As reuniões acontecem na unidade Estratégia Saúde da Família Jardim América II.

A enfermeira responsável pelo programa na unidade de saúde, Maria da Guia, apresentou outras pessoas que conseguiram se livrar do tabagismo através da programação e uso de medicamentos específicos.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde vem intensificando os procedimentos para fortalecer o programa no Município. A secretaria promoveu capacitação de coordenadores, médicos e enfermeiros para ampliação do Programa de Combate ao Tabagismo.

O programa será implantado em mais cinco unidades Estratégia Saúde da Família: (Águas bonitas I, Jardim Paraíso, Padre Lúcio, Águas Lindas II e Laranjeiras). As equipes capacitadas estão formando os grupos para iniciar o tratamento.

O tratamento consiste principalmente em abordagem cognitiva comportamental em grupo e individual e medicamentoso em alguns casos. Cerca de noventa por cento dos componentes dos grupos afirmaram ter deixado definitivamente o cigarro nos primeiros dias de tratamento.