A Prefeitura de Águas Lindas, por meio de sua Secretaria de Educação, adotou uma série de ações e programas do Governo do Estado de Goiás com o intuito de melhorar a educação da rede municipal de ensino. Uma destas ações é a aplicação da Avaliação Dirigida Amostral (ADA).

A ADA é uma avaliação diagnóstica contínua amostral das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, produzida pela Secretaria de Educação, que complementa o processo de diagnóstico do ensino, aprendizado e orientação pedagógica das escolas da rede municipal. Atualmente, cerca de 7 mil alunos da rede municipal participam desta etapa de avaliação.

“Elaboramos uma série de projetos que estão tendo uma boa aceitação pela rede municipal de ensino e os resultados estão melhorando gradativamente. Uma das principais ações é o combate à evasão escolar, pois é dever de todos manter as crianças nas escolas”, disse o secretário de Educação, Deusimar Macedo.

Os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Nilzon Periquito, localizada no setor Mansões Olinda, receberam a equipe do departamento pedagógico da Secretaria de Educação para realizarem as provas de avaliação. Segundo o diretor do Departamento Pedagógico, Francisco de Assis, a cada bimestre é realizada a aplicação da ADA, e desde a sua primeira aplicação já houve uma sensível melhora dos resultados alcançados pelos alunos. “Os alunos que ficam abaixo da média recebem uma ação interventiva por parte do departamento pedagógico e da própria escola com vistas a identificar e auxiliar na superação de suas dificuldades”, disse o diretor.

A professora Janicleia de Oliveira, diretora da Escola Nilzon Periquito, falou da importância destas ações promovidas pela Secretaria em parceria com as escolas. “Estas ações desenvolvidas como a ADA e o alinhamento são de grande valia para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos”, disse a diretora.

A coordenadora pedagógica da unidade, Tais Nunes, enfatizou a percepção evolutiva dos alunos por meio deste sistema aplicado pela Secretaria. “Com esta ação interventiva da Secretaria de Educação é que podemos identificar as dificuldades de nossos alunos e, ao identificar estas dificuldades, nós montamos um plano de ação para sanar estas dificuldades”, disse a coordenadora.