Os agentes de saúde têm realizado um importante trabalho em vários setores de Águas Lindas com foco no combate à dengue e também em prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Além destas iniciativas o trabalho de conscientização da comunidade é um reforço importante à campanha.

Diversas atividades são realizadas constantemente no município com o intuito de combater o mosquito transmissor da dengue e conscientizar a comunidade sobre a importância em cuidar de seus lotes para eliminar possíveis focos de proliferação do aedes aegypti.

Alem do trabalho de conscientização desenvolvido pelos agentes de saúde com toda a comunidade as equipes envolvidas na campanha de combate ao mosquito auxiliam na identificação dos pontos com maior risco de proliferação para que a secretaria realize a limpeza do local.

Os moradores receberam informações de como reconhecer o mosquito, quais as doenças transmitidas por ele, os sintomas de cada doença e principalmente de como combatê-lo. Os alunos da rede municipal de ensino também receberam informações de como verificar junto às famílias se existe algum foco do mosquito em lotes baldios e na casa onde residem e também eliminar qualquer tipo de possível criadouro.

Para o prefeito Hildo do Candango uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, é a conscientização da comunidade para que tomem medidas no combate a essas doenças na cidade, cuidando de seus quintais, não jogando lixo e entulhos em lotes vazios e dessa maneira evitando a proliferação do mosquito.

“O combate ao aedes aegypti é um trabalho que deve ser desempenhado por todos nós. A conscientização da comunidade quanto às medidas para prevenir a proliferação do mosquito é um dos pontos mais importantes desta campanha. Precisamos entender que nossas ações como comunidade são o diferencial para evitar casos dessas doenças transmitidas pelo aedes”, disse Hildo.