Monitorar a qualidade da água é questão de saúde pública e a vigilância da qualidade da água para consumo humano é mais uma das atribuições da Secretaria Municipal de Saúde, executada por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental. O trabalho consiste no conjunto de ações adotadas pelas entidades envolvidas no município de Águas Lindas de Goiás que tem o sistema de Abastecimento de água operado pelo consorcio SANEAGO/CAESB e acompanhado pelo município, objetivando garantir que a água consumida pela população atenda aos padrões de portabilidade e normas estabelecidas na legislação vigente pela Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914/2011.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explicou que a avaliação dos riscos à saúde humana, representada pela água utilizada para consumo humano, também constitui uma premissa da vigilância da qualidade da água. “As atividades da vigilância são rotineiras e preventivas, sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, a fim de garantir a redução das enfermidades transmitidas pela água de consumo humano, haja vista que realizamos mensalmente a análise em laboratório credenciado pelo o estado de Goiás, LACEN. Uma média de 30 amostras de água são coletadas em diversos bairros da cidade, levando em consideração os locais públicos e particulares que concentram maior numero de pessoas em atividades. Tais como (hospitais, escolas, postos de saúde, presídios, supermercados, creches, produção de alimentos e residências)”, informou o secretário.

O coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde; Geraldo Moreira dos Santos, disse que o objetivo principal é prevenir a morbimortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância sistemática da qualidade da água consumida pela população; buscando a melhoria das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano, monitorar sistematicamente a qualidade da água consumida pela população de Águas Lindas, nos termos da legislação vigente. Informando a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde. “Podemos afirmar que até o presente momento os laudos vindos do laboratório (LACEN) correspondente as amostras de água coletadas nesse município e enviadas para analise bacteriológica estão de acordo com as exigências da portaria ministerial” concluiu.

No entanto, cabe às autoridades de saúde pública, das diversas instâncias de governo, a missão de verificar se a água consumida pela população atende às determinações dessa portaria, inclusive no que se refere aos riscos que os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde pública. Caso algum morador tenha duvida sobre a qualidade da água consumida ele pode entrar em contato com a equipe da Vigilância Ambiental e solicitar uma visita pelo numero 61 98565-0630.