A Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a busca ativa de possíveis mortes de macacos na zona rural do município. O trabalho de monitoramento é realizado pela coordenação de zoonoses para prevenir a circulação do Vírus da Febre Amarela.

O secretário de saúde, Eduardo Rangel, ressaltou a importância deste trabalho de monitoramento das áreas, “a morte de macacos é o principal indicativo para Febre Amarela (FA) e a Coordenação de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde-, orienta que caso seja identificado um macaco morto a população deve informar por meio do telefone (61) 98565-0630 para que os exames clínicos descartem a possibilidade de infecção”, disse Eduardo.

O coordenador de zoonoses, Geraldo Moreira, informou que teve inicio em Águas Lindas de Goiás, um sistema de monitoramento para prevenir a circulação do Vírus da Febre Amarela. O trabalho de supervisão de óbitos de macacos na áreas rurais e corredores ecológicos do município aponta que a morte do animal é um dos principais indicativos para a circulação do Vírus. “Acreditamos que detectar a doença nos chamados Primatas Não Humanos-(PNH), auxilia nas técnicas de prevenção da doença em humanos. Desta forma podemos elaborar com mais clareza planos de contenção do avanço da infestação”, disse o coordenador.

A Secretaria de Saúde está preparando um folder explicativo sobre a febre amarela para melhor orientar os moradores sobre o caso. Lembrando que os macacos não transmitem o vírus da febre amarela, são apenas vítimas da doença. A transmissão é feita apenas pela picada dos mosquitos tanto nos humanos quanto nos macacos.