A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação vem realizando visitas técnicas periódicas nas escolas do município para efetuar testes de aceitabilidade, evitando inclusive o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados.

Na última terça-feira (22) a Escola Municipal Jardim das Oliveiras recebeu as nutricionistas Andréia Tatiane e Quedma Trindade que foram acompanhadas da presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) Geralda da Silva e Marli Dias.

Na ocasião foi aplicado o teste de aceitabilidade para avaliar a aceitação da merenda escolar na unidade. “O lanche servido foi risoto de frango (arroz, peito de frango desfiado, milho, cheiro verde, cebola, alho, sal e óleo). Observou-se que aceitação do lanche foi excelente, com mínimo de sobra/resto e os alunos referiram estar muito bom”, disse Andréia.

Segundo o prefeito Hildo do Candango as visitas e testes vão continuar sendo aplicados ao longo do ano, visando sempre o acompanhamento da merenda escolar, “com a finalidade de promover alimentação saudável e segura aos nossos alunos”, declarou.

Desde o início do ano letivo as escolas de Águas Lindas de Goiás recebem regularmente a merenda escolar. A Prefeitura e o Departamento de Merenda Escolar realizam um trabalho sistemático na distribuição da merenda nas escolas.

O secretário de Educação, Deusimar Macedo, diz que segue as orientações do prefeito Hildo do Candango no correto procedimento. “Temos um Departamento responsável pela elaboração de cardápios a ser servidos nas escolas, a distribuição dos itens estocáveis realizada pela equipe operacional, fiscalização da entrega de carnes e hortifrútis realizada por seus fornecedores e visitas técnicas são realizadas nas escolas. No  Total,  cerca de 36.510 refeições são servidas por dia na Rede Municipal de Ensino”, disse.

O secretário frisa ainda que as nutricionistas da SME elaboram cardápios de acordo com a necessidade nutricional de cada criança seguindo as normas da resolução Nº 26 de 17 junho de 2013 que determina que por semana sejam servidos três refeições salgadas e duas refeições doces no caso de crianças que realizam apenas uma refeição por dia na escola. Para atingir a quantidade de frutas necessárias para as crianças é servido uma vez por semana salada de frutas composta por banana, laranja, mamão e maçã.

As entregas de alimentos estocáveis são realizadas a cada 15 dias pela equipe operacional do departamento, a entrega de carnes e hortifrútis é feita uma vez por semana pelos fornecedores contratados e é fiscalizada por um funcionário do departamento que vai junto ao caminhão de entrega para vistoriar a qualidade dos alimentos que estão sendo entregues em cada escola.

Saiba Mais

O município possui um total de 22.000 alunos agrupados por projetos, sendo eles o Pré-escolar com 4.680 alunos e realizando uma refeição por dia, Fundamental com 16.400 alunos que realizam uma refeição por dia, dentre os alunos de ensino fundamental 6.610 fazem parte do programa Mais Educação (Educação Integral) que realizam três refeições por dia, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 450 alunos que realizam uma refeição por dia, e a Creche com 400 alunos que realizam quatro refeições por dia.