Para tirar dúvidas e informar a comunidade sobre o Sistema único de Saúde (SUS) a Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria de Saúde e a Ouvidoria Municipal do SUS da cidade promovem palestras nos postos de saúde. O próximo posto a receber a equipe da ouvidoria será o do Setor 02, que tem como coordenadora a enfermeira Sueli Santos.

Além disso, durante as palestras representantes do Conselho Municipal de Direitos do Idoso e do Conselho Municipal de Saúde e do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) realizam atividades com os presentes, apresentando os direitos e deveres de cada órgão.

A comunidade ainda tem palestras educativas com os temas: gravidez na adolescência, hipertensão e diabetes, Teatro sobre humanização, acolhimento relacionado ao paciente hipertenso, assessoria jurídica, e também atendimento nas especialidades: Psiquiatria, Dermatologia, Clínica Médica, Ginecologista, brincadeiras com cama elástica e lanche.

Na última sexta-feira (13) o Posto de Saúde do Jardim Guaíra recebeu a equipe que realizou palestras educativas para conscientizar o cidadão sobre seus direitos, no que se refere aos serviços de saúde oferecidos  pelo município, estado e pelo governo federal, através do SUS.

A comunidade participou em pesa do encontro que contou com a presença de várias autoridades do município. Representando o prefeito Hildo do Candango, o secretário de Saúde Eduardo Rangel, da Ouvidora do Municipal do SUS Solange Gomes, técnicos da Secretaria de Educação e do Cras do Setor 11 que levaram os serviços do programa Bolsa Família, equipes da Coordenação de Endemias e membros do Proerd liderados pelo Sargento Elias, que falou sobre o perigo das drogas.

O prefeito Hildo afirmou que ações como essa são de extrema importância para a comunidade. “É fundamental que o indivíduo tenha um espaço para solicitar informações sobre as ações e serviços de saúde ou registrar sua sugestão, elogio, reclamações, solicitações e denúncia, com resposta ágil e resolutiva à sua manifestação, visando à melhoria do atendimento prestado”, declara Hildo.