Na manhã desta quinta-feira (29), os Agentes de Combate a Endemias (ACE) da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás realizaram um mutirão nos setores 9, 10 e 11 para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela urbana. A ação faz parte do programa Goiás Mais Competitivo, do Governo do Estado, e também contou com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, informou que os índices de infestação do mosquito na cidade estão abaixo do estabelecido pelo Ministério da Saúde. “Estamos atentos e desenvolvendo estratégias em locais predeterminados em que possa acontecer algum tipo de infestação. Quando a equipe da Vigilância de Endemias é notificada de um caso, é realizada uma ação de bloqueio na localidade para que não haja uma epidemia. Mesmo neste tempo sem chuva é muito importante o morador estar atento, verificar todos os locais que possam se tornar foco, pois os ovos do mosquito sobrevivem sem água por meses, aguardando o momento de eclodir. Por isso, é muito importante a atenção de todos, pois só assim vamos conseguir vencer esta batalha”, disse o secretário.

O prefeito Hildo do Candango determinou investimentos para aquisição de equipamentos de última geração para o combate ao mosquito e transformou a coordenação de Vigilância Endêmica do município em uma das mais bem equipadas da região do Entorno, o que tem auxiliado e muito na diminuição de ocorrências de contaminação em Águas Lindas de Goiás.