A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza o atendimento a cerca de 100 pacientes de diferentes pontos da cidade. Uma equipe de atendimento domiciliar e multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogo visa levar o atendimento e acompanhamento destes pacientes acometidos de enfermidades ou acamados.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explica que o Departamento de Atendimento Domiciliar realiza este atendimento aos pacientes que precisam de um aparato e recebem atendimento humanizado e especializado. “Estes pacientes que não conseguem se locomover até uma unidade de saúde são atendidos por esta equipe que assume este importante papel de atender aos enfermos em seus próprios lares, garantido a oferta do serviço de saúde mais adequado a cada caso”, concluiu Eduardo.

A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na residência do paciente, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

O senhor Edvan José Pereira de 61 anos é um dos beneficiados pelo programa. Ele é morador do Setor Quedas do Descoberto e foi vitima de AVC alguns meses atrás. Desde então recebe o atendimento em casa, e segundo os familiares, seria muito difícil para a família realizar a locomoção dele até a unidade de saúde para receber o atendimento, uma vez que ele está com sua mobilidade comprometida, “Aqui em casa ele recebe a atenção de toda a família e a equipe vem e realiza a consulta e nos orienta com a melhor forma de cuidar dele. Estou muito satisfeita com o trabalho”, disse a irmã do paciente.

Este tipo de serviço está disponível na rede municipal de saúde e de acordo com a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado com menos frequência, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e de apoio (EMAP), dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.

Segundo a diretora de Atenção Domiciliar, Dulce Brandino, “o atendimento domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.” Finalizou a diretora.

Os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde e demandam maior frequência de cuidado, com acompanhamento contínuo, também podem ser assistidos pelo Programa Melhor em Casa.