Com o apoio de alunos da IFG do curso de enfermagem, a equipe do Caps Reviver, órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, realizou uma grande blitz alusiva ao Setembro Amarelo, em frente à Policlínica, na manhã desta quarta-feira (27). As equipes distribuíram panfletos para conscientizar a população.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, destacou a necessidade de divulgar o Setembro Amarelo, mês que carrega a orientação sobre prevenção do suicídio. “Os nossos colaboradores do Caps, coordenados pela enfermeira Kelly, realizam um grande trabalho e estão prontos para realizar o acolhimento para prevenção bem como a orientação aos pacientes e familiares, além da divulgação sobre os principais fatores de risco de acometimento de suicídio” disse o secretário.

A coordenadora do Caps Reviver, enfermeira Kelly, agradeceu o apoio dado para a realização deste importante trabalho. “Este trabalho é muito importante. Agradecemos o apoio da Prefeitura, dos vereadores Zé da Imperial e Maria Natália e do IFG, por meio da turma de enfermagem que esteve ao nosso lado”, disse a coordenadora.

Informações da página do “Setembro Amarelo” indicam que o suicido é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação de tabu e de aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, o suicídio é a causa da morte de 32 brasileiros por dia, número superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está à sua volta.